Conecte-se conosco

Amazonas

Juíza federal manda Prefeitura de Manaus vacinar 788 profissionais de Pronto Socorro

Juíza cogita intervenção. Planilha oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus programava 1411 vacinas na unidade, mas apenas 623 foram aplicadas.

A juíza federal da 1a Vara Federal do Amazonas no Amazonas Jaiza Maria Fraxe determinou que a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) faça a vacinação ainda nesta sexta-feira (22/01) de 788 profissionais do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, um dos hospitais públicos de grande porte que atende pacientes vítimas de Covid-19.

A decisão parte de uma diferença encontrada entre os números das planilhas oficiais da Semsa e o de profissionais vacinados no 28 de Agosto. A juíza cita na decisão que o hospital solicitou 3 mil doses de vacinas e recebeu 623. No entanto, a planilha oficial da Semsa programa a vacinação de 1.411 profissionais da unidade.

“Não cabe à autoridade de saúde municipal, investida há 22 – vinte e dois- dias no cargo, dizer que a Diretora do hospital 28 de Agosto, há 16 anos no comando daquela unidade de saúde está errada. Muito menos lhe cabe o direito de encaminhar 623 doses e consentir sejam lançadas 1411 doses”, afirma a magistrada, na decisão.

Ela, em seguida, determina a aplicação imediata das 788 vacinas que faltam na referida unidade. “No ponto, fica expressamente consignado que HOJE, dia 22 de janeiro de 2021, devem ser aplicadas no mínimo as doses programadas pela SEMSA ao H. 28 de agosto, com a planilha juntada aos autos. Claramente faltam, no mínimo, 788 doses naquela hospital público, que está 24h de portas abertas aos pacientes com Covid”, escreve a magistrada com texto todo em letras maiúsculas.

Jaiza Fraxe abre ainda a possibilidade de decretar uma intervenção na saúde municipal para regularizar a distribuição das vacinas contra a Covid-19 caso “a inconsistência de dados persistir e a suspeita de desvio de vacinas continuar”.

A Semsa ainda não se manifestou sobre a decisão.

Veja a decisão.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =