Conecte-se conosco

Notícias

Queda de segunda ponte aumenta isolamento na BR-319, no Amazonas

Segunda ponte desaba em 10 dias e aumenta isolamento na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho

A ponte sobre o Rio Autaz Mirim, de 174 metros, no quilômetro 25 da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), desabou no último sábado, 10 dias após o desabamento de outra ponte, no quilômetro 23, sobre o Rio Curuçá.

O desabamento de sábado ocorreu horas após a ponte ser interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), aumentando ainda mais o isolamento na região e dificultando o acesso via rodoviária aos municípios de Careiro Castanho, Manaquiri, Lábrea e Autazes.

Dez dias antes, o desabamento da ponte sobre o Rio Curuçá deixou, pelo menos, quatro mortos, 14 feridos e uma pessoa desaparecida, segundo o governo estadual.

Municípios do Amazonas que dependem do acesso pela BR-319 já começam a sofrer desabastecimento. Estão prejudicadas as entregas de alimentos, gasolina e outros produtos, já que a vazante (seca) nos rios da Região dificulta a navegação de barcos com maior calado.

A BR319 tem cerca de 800 quilômetros. Quando a ponte sobre Rio Curuçá desabou, o Governo do Amazonas e o Dnit prometeram que uma ponte de metal seria instalada de forma emergencial, o que ainda não ocorreu.
Em nota sobre o desabamento da ponte sobre o rio Autaz Mirim, o Dnit informou que:
– As equipes do Departamento identificaram o comprometimento da estrutura durante inspeção técnica realizada na sexta-feira (7);
– Imediatamente a Diretoria do DNIT orientou que a Superintendência do Estado do Amazonas interditasse a travessia, visando a segurança dos usuários;
– Durante a noite de sábado (7), a estrutura da ponte colapsou, não havendo feridos no incidente;
– As equipes da Autarquia investigam as causas do ocorrido para a elaboração do laudo técnico;
– Medidas efetivas para restabelecer o tráfego de veículos e a passagem de pedestres na localidade, de maneira emergencial, estão sendo estudadas;
– Em paralelo, os técnicos do DNIT trabalham no projeto para construção de uma nova ponte;

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =