Conecte-se conosco

Brasil

Cai avaliação positiva do governo federal nas regiões Norte e Centro-Oeste, aponta pesquisa CNT-MDA

Com relação à próxima eleição para Prefeito, 51% dos eleitores das duas regiões disseram que ainda estão indecisos e 28% dos eleitores disseram ser indiferentes ao apoio de Lula e Bolsonaro na hora de votar.

israel-declara-presidente-lula

A 161ª Pesquisa deOpinião do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada hoje (07/05), mostra que, nas regiões Norte e Centro-Oeste do País, a avaliação positiva do governo federal caiu de 39% para 33% e a avaliação positiva do presidente Luis Inácio Lula da Silva caiu de 52% pra 46%. Nas duas regiões, 45% dos entrevistados disse que sua renda familiar está maior.

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

cai-avaliacao-positiva-do-gove

O levantamento, realizado entre os dias 1º e 5 de maio, entrevistou 2.002 pessoas em todo Brasil. A Pesquisa CNT de Opinião tem mais de duas décadas de existência e é reconhecida, por formadores de opinião e institutos de análise de prognósticos político e socioeconômico, como uma das mais precisas do país.

Na comparação dos governos, 39% nas duas regiões, acham que o de Lula é melhor do que o do ex-presdiente Jair Bolsonaro, contra 37% que consideram Bolsonaro melhor.

Em relação às “saidinhas”, que ocorrem quando presidiários recebem permissão para passar datas comemorativas fora da prisão, 80% dos entrevistados nas regiões Norte e Centro-Oeste são favoráveis à proibição.

Com relação à próxima eleição para Prefeito, 51% dos eleitores das duas regiões disseram que ainda estão indecisos e 28% dos eleitores disseram ser indiferentes ao apoio de Lula e Bolsonaro na hora de votar em um candidato. Entre os entrevistados, 42% se define de direita do ponto de vista político, contra 16% que se definem deesqurada.

Ainda no estrato regional, 73% no Norte e Centro-Oeste acham que deveriam ter algumas regras para impedir postagens ofensivas e fake News nas redes sociais. E 59% são contra a obrigatoriedade de fornecer o seu CPF, como forma de evitar perfis falsos e de forma a permitir punir e processar pessoas que fazem postagens agressivas, com ofensas ou fake News.

Brasil

A pesquisa mostra que 37,4% dos breasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) como ótimo ou bom, enquanto 30,5%, como ruim ou péssimo.

Avaliação do governo federal
Ótimo: 12,6%
Bom: 24,8%
Regular: 30,6%
Ruim: 8%
Péssimo: 22,5%
Não sabe/não respondeu: 1,5%

Avaliação positiva caiu cinco pontos em relação à rodada anterior, de janeiro deste ano. Naquele mês, 42,7% consideravam o governo ótimo ou bom. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já avaliação negativa se manteve estável. No começo do ano, 27,9% avaliavam o governo como ruim ou péssimo, variação dentro da margem de erro.

Os índices são melhores do que o do antecessor, de Jair Bolsonaro (PL), no mesmo período. Em maio de 2020, segundo ano do mandato anterior, 32% consideravam o governo ótimo ou bom, e 43%, como ruim ou péssimo. A aprovação pessoal de Lula é de 50,7%.

A pesquisa também questionou se os entrevistados aprovavam ou desaprovavam o desempenho pessoal do presidente Lula à frente do governo.

Aprovam: 50,7%
Desaprovam: 43,7%
Não sabem ou não responderam: 5,6%
Aprovação caiu em relação à rodada anterior, de janeiro deste ano. Naquele mês, 55,2% aprovavam o presidente, e 39,6% desaprovavam.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas presencialmente entre 1º e 5 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

Veja neste link a íntegra da pesquisa.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =