Conecte-se conosco

Amazonas

Sobe para 200 número de casos de coronavírus confirmados no Amazonas

13 pessoas estão com quadro grave em UTI. 31 pacientes já estão fora do período de transmissão. Entre novos confirmados está primeira indígena contaminada.

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas subiu para 200. Entre os novos casos está a primeira indígena contaminada no estado. O Amazonas tem três mortes confirmadas pelo vírus e investiga outros três óbitos. Os dados foram anunciados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) na tarde desta quarta-feira (1°).

São 179 casos confirmados só em Manaus. Deles, 28 estão internados, sendo 13 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos pacientes submetidos a cuidados intensivos, oito estão na rede particular e cinco no Hospital Delphina Aziz – que se tornou a unidade de referência da Covid-19 no Estado.

Há registro de casos em Manaus, Parintins, Manacapuru, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Itacoatiara, Anori, Novo Airão e Careiro da Várzea. O aumento entre terça e esta quarta-feira foi de 25 contaminados.

Os casos internados na rede pública estão passando por uso da cloroquina como pesquisa para o tratamento da doença.

Além das três mortes que o Amazonas registrou entre 24 e 31 de março, outras três estão em investigação para apontar se foram ou não causadas pelo novo coronavírus. De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, estão em análise amostras de um paciente de 80 anos (cujo primeiro exame teve resultado indeterminado), o de um homem de 49 anos e o da violinista da Amazonas Filarmônica Margarita Chtereva. “Ela era uma paciente cardíaca crônica, hipertensa há muito asnos e teve morte súbita. Não há nada que indique que tenha sido de Covid-19, mas nesse momento de pandemia, coletamos para averiguar. Ela não tinha sintomas gripais”, explicou Rosemary.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) investiga 106 suspeitas de novo coronavírus e a FVS admitiu que o prazo de 24 horas para resultados pode ser estendido para 48 horas, em função do aumento da demanda. “Ainda assim é um tempo muito menor do que o de outros Estados, que têm demorado sete, dez dias para entregar os resultados”, disse a diretora. No Estado, 31 pacientes já estão fora do período de transmissão da doença.

Das três novas confirmações de Santo Antônio do Içá, uma é de uma indígena não aldeada, que atua como agente de saúde na área urbana do município. As outras duas pessoas infectadas são comunitários que tiveram contato com o médico que testou positivo para a doença, na semana passada.

Oito municípios do interior do Estado já têm registros de casos confirmados de Covid-19. A distribuição de casos é:

Manacapuru: 6
Parintins: 3
Itacoatiara: 4
Santo Antônio do Içá: 4
Boca do Acre: 1
Anori: 1
Novo Airão: 1
Careiro da Várzea: 1

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + onze =