Conecte-se conosco

Amazonas

Rios Negro e Solimões mantém forte média de vazante, aponta Boletim do Serviço Geológico do Brasil

O fim da vazante, no Rio Negro, não apresenta um período específico, podendo ocorrer entre outubro e janeiro. Durante o período em análise, 22 de agosto a 20 de setembro, estação seca em grande parte da região.

Volume de água dos rios do Amazonas está reduzido de forma crítica. (Foto:Reprodução)

O Boletim do Serviço Geológico do Brasil apontou que Rio Negro ao longo da semana até o dia 22 de setembro, a última sexta-feira, em Manaus, apresentou descidas médias diárias de 33 centímetros (cm) e os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade para o período. Em São Gabriel da Cachoeira, apresentou pequenas subidas, já em Tapuruquara (Santa Izabel) e Barcelos, o rio desceu com menos intensidade, contudo os níveis registrados nestas estações estão abaixo da faixa da normalidade e próximo do intervalo das mínimas para esta época do ano.

O Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental informa que o rio Branco, afluente do Negro, em Boa Vista (RR), apresentou descidas regulares ao longo da semana, mas os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade e próximo do intervalo das mínimas para o período. Em Caracaraí, o Branco continua em recessão e os níveis registrados ainda são considerados normais para a época.

O rio Solimões continua em processo de vazante, diz o Boletim. Em Tabatinga apresentou descidas no início da semana passada e atingiu a cota de – 43 cm no dia 21/09/2023, até o momento a segunda maior vazante já registrada para esta estação, onde os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade para o período.

Em Fonte Boa, o Solimões apresentou descidas regulares, já em Itapéua e Manacapuru o rio continua com descidas acentuadas e os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade.

O rio Madeira, em Humaitá, iniciou a semana com pequenas subidas, mas voltou a descer nos registros mais recentes, apresentando cotas no limite da faixa da normalidade para a época.

Na semana, o rio Amazonas apresentou descidas mais acentuadas nas estações do Careiro da Várzea e Itacoatiara, onde os níveis registrados estão abaixo da faixa da normalidade para o período.

Em Parintins, o rio apresentou descidas médias de 19 cm e os níveis apontados estão no limite da faixa da normalidade para época.

O rio Acre em Rio Branco (AC) apresentou oscilações ao longo da semana, já em Beruri, o rio Purus segue com descidas acentuadas e registra níveis abaixo da faixa da normalidade.

Durante o período em análise, 22 de agosto a 20 de setembro, estação seca em grande parte da região, são observados os menores volumes de precipitação sobre diversas bacias da área de monitoramento, volumes mais elevados nas bacias localizadas no norte e noroeste da região e os menores no extremo sul da área monitorada.

O fim da vazante, no Rio Negro, não apresenta um período específico, podendo ocorrer entre outubro e janeiro.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =