Conecte-se conosco

Amazonas

Pessoas abaixo de 60 anos, sem comorbidade, serão vacinadas no Amazonas

Ainda não há data para início da vacinação. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) já iniciou o levantamento para definir a quantidade de doses para o novo grupo.

Quantidade de doses para pessoas abaixo de 60 anos já está sendo avaliado pela FVS. (Foto:Renato Camargo/AGB)

Pessoas com idade abaixo de 60 anos, sem comorbidade,farão parte do próximo grupo a receber as doses da vacina anti covid-19, no Amazonas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Marcellus Campelo, nesta sexta-feira,28/5, que confirmou a ampliação da distribuição das doses, mesmo sem confirmar a data do início da imunização.

A nova etapa de vacinação ocorre após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) receber autorização da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília. Segundo ele, depois dessa etapa, a Comissão Intergestora Bipartite, no Amazonas, definirá os critérios para a distribuição das doses no estado, seguindo o Plano de Imunização Estadual. Antes do início da vacinação, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) deu início ao levantamento de informações para saber a quantidade de doses para o grupo abaixo de 60 anos, sem comorbidade.

De acordo com Marcellus Campelo, o novo grupo será vacinado com o encerramento da imunização dos grupos com comorbidades e prioritários. “Assim que identificarmos , por meio da Fundação de Vigilância em Saúde , a possibilidade de destinar parte das doses para a imunização das pessoas abaixo dos 60 anos , sem comorbidades, iremos iniciar imediatamente, já que estamos autorizados para isso”, informou.

Antes da definição da data para o início da vacinação do grupo dos abaixo de 60 anos, Marcellus Campelo antecipou que já está definido que a imunização obedecerá a ordem decrescente de idade: os mais velhos começam a ser vacinados primeiro.

Medidas de restrição – O anúncio da ampliação dos grupos de vacinação ocorreu durante live transmitida pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, quando foi divulgada mais uma fase da flexibilização do decreto de restrição de atividades. O Governo anunciou o retorno das aulas semi-presenciais na rede estadual de ensino a partir do dia 1o. de junho.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + nove =