Conecte-se conosco

Amazonas

AM é o 5º estado do País com maior índice de Covid-19 por 100 mil habitantes

O Estado concentrava mais da metade (59,44%) dos 254 casos de toda a Região Norte.

Até a tarde desta segunda-feira, 30 de março, o Amazonas era o quinto Estado brasileiro com o maior índice de casos confirmados de Covid-19 por 100 mil habitantes, atrás apenas do Distrito Federal, Acre, Ceará e Rio de Janeiro, segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS). O Estado concentrava mais da metade (59,44%) dos 254 casos de toda a Região Norte. O número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas subiu para 151, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde.

No brasil, subiu para 4.579 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de óbitos também aumentou, agora são 159. A maior parte está em São Paulo, que concentra 113 mortes e lidera a lista nacional com 1.517 casos confirmados. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao MS.

As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (5), Maranhão (1), Pernambuco (6), Piauí (3), Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (18), São Paulo (113), Distrito Federal (1), Goiás (1), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3) e Santa Catarina (1).

Nesta segunda-feira, no Amazonas, foi confirmado um caso em Novo Airão, o primeiro da calha do Rio Negro. Além Manaus, há registro de casos em Parintins, que chegou a três casos, Manacapuru, Santo Antônio do Içá, Boca do Acre, Itacoatiara, Anori. O aumento entre domingo e esta segunda foi de 11 novos contaminados.
São 140 casos confirmados só em Manaus. Deles, 22 estão internados – 11 em leites clínicos, dez na rede privada e um no Delphina Aziz, que se tornou a unidade de referência da Covid-19 no estado. Quatros dos pacientes estão sob protocolo de pesquisa com tratamento com cloroquina. “São quadros graves, o tratamento é longo. Amostras serão coletadas e, oportunamente, divulgaremos os resultados”, comentou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.