Conecte-se conosco

Mundo

Ex-presidente do México é investigado por participação em rede de corrupção

Investigação de Enrique Peña Nieto é parte da que foi iniciada sobre Emilio Lozoya, ex-diretor da Pemex detido na Espanha na semana passada

Mexican President Enrique Pena Nieto speaks during a press conference in Central London on June 18, 2013, following the G8 summit in Northern Ireland. Pena Nieto said that he joined G8 leaders in their decleration to crack down on the “scourge” of illegal tax evasion. AFP PHOTO/JUSTIN TALLIS (Photo credit should read JUSTIN TALLIS/AFP/Getty Images)

O ex-presidente do México Enrique Peña Nieto é alvo de investigação sobre uma gigantesca rede de corrupção na empresa estatal de petróleo Pemex, segundo informou o Wall Street Journal, que citou uma fonte não identificada do governo mexicano.

A investigação de Peña Nieto é parte da que foi iniciada sobre Emilio Lozoya, ex-diretor da Pemex detido na Espanha na semana passada.

Lozoya foi detido em Málaga, Espanha, na semana passada, acusado de envolvimento na rede internacional de corrupção da empreiteira brasileira Odebrecht. Ele enfrenta um processo de extradição.

O ex-diretor da Pemex é suspeito de ter recebido subornos milionários da Odebrecht, que teriam sido destinados à campanha presidencial de Peña Nieto (que governou o país de 2012 a 2018), na qual atuou como diretor de assuntos internacionais.

De acordo com reportagens da imprensa e depoimentos de colaboradores da justiça brasileira, Lozoya teria recebido tais recursos em troca de favorecer a Odebrecht em futuras licitações, no momento em que Peña Nieto já era apontado como o favorito para assumir a presidência.

Também é acusado de ter autorizado, quando era diretor da Pemex, a compra de uma fábrica de fertilizantes por quase US$ 500 milhões de dólares, um valor excessivo em função do estado das instalações, segundo o governo e a opinião de especialistas da indústria.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =