Conecte-se conosco

Brasil

Casos de Síndrome respiratória por Covid aumentam em 19 estados e DF, diz Fiocruz

Segundo a Fiocruz, o coronavírus tem atingido a população adulta, incluindo o grupo de risco dos idosos.

O novo boletim InfoGripe, divulgado nesta terça-feira (29) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que a Covid-19 continua seu novo avanço pelo país. O número de unidades federativas com tendência de crescimento moderado no longo prazo (últimas seis semanas) dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foi de 17 para 20 em uma semana. No início deste mês, eram apenas quatro.

Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina observam o aumento, mas a alta é ainda mais acentuada no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba.

Segundo a Fiocruz, o coronavírus tem atingido a população adulta, incluindo o grupo de risco dos idosos. A nova pesquisa leva em conta o período entre 20 e 26 de novembro, com os dados registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até a última segunda-feira (28).

No levantamento anterior, a Covid-19 representava 61,8% dos pacientes com SRAG no Brasil, índice que subiu para 71,3% na pesquisa atual. Além disso, o país registra 3,4% de casos de influenza A, 0,1% de influenza B e 12,1% de Vírus Sincicial Respiratório. O coronavírus é responsável por 95,4% das mortes.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca a importância de retomar o uso de máscara facial, preferencialmente N95 ou PFF2, em ambientes como o transporte coletivo, locais fechados ou mal ventilados, além de aglomerações e unidades de saúde.

“É extremamente importante ter esse cuidado para termos um final de ano com o menor impacto possível, dado esse cenário epidemiológico que está muito claro em todo o país”, colocou.

Além da Covid-19, o boletim InfoGripe traz uma preocupação com a volta do crescimento de casos de Vírus Sincicial Respiratório em crianças do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, onde ainda há uma presença expressiva da infecção.

Neste ano, o país somou 271.850 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, com 76,9% deles diagnosticados com Covid-19.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =