Conecte-se conosco

Brasil

Eleições 2022: número de processos no TSE contra pesquisas sobre eleitorais sobe mais de 580%

Progressistas, PSDB, União Brasil e PT foram os partidos que mais ajuizaram ações.

Sede do TSE, em Brasília. (Foto:Reprodução)

Entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano, foram registradas 498 ações na Justiça Eleitoral relacionadas a levantamentos sobre desempenho de candidatos às eleições 2022.

Entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano, o número de processos contra pesquisas eleitorais teve alta de 582%, na comparação com o mesmo período de 2018. É o que mostra um levantamento realizado pelo Estadão com base em dados de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há quatro anos, foram registradas no período 73 ações relacionadas a pesquisas eleitorais, contra 498 ajuizadas em 2022. “Hoje, uma a cada 2,6 pesquisas é questionada na Justiça. As suspeitas são as mais diversas. Põem-se em xeque desde eventual falta de registro na Justiça Eleitoral a até supostos dados fraudulentos”, diz a reportagem.

Partidos

PP (76), PSDB (72), União Brasil (70) e PT (66) foram os partidos que mais apresentaram questionamentos judiciais relacionados a pesquisas, o que inclui também coligações locais como autoras de processos.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dezesseis =