Conecte-se conosco

Amazonas

Observatório denuncia presença de invasores próximos a indígenas isolados no Vale do Javari, no Amazonas

Vestígios indicam que a invasão foi de caçadores de animais selvagens para fins comerciais

observatorio-denuncia-presenca

Vista aérea do Rio Itacoaí, na Terra Indígena Vale do Javari. (Foto: Bruno Kelly)

O Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi) alertou a Funai sobre a presença de invasores em área próxima a dois registros de grupos isolados na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. A organização informou nesta segunda-feira que rastros foram encontrados por indígenas Marubo da região do alto rio Curuçá. Os vestígios indicam que a invasão foi de caçadores de animais selvagens para fins comerciais.

O Opi aponta que um grupo de famílias da comunidade indígena encontrou sacos plásticos de sal, botas e sacos de fibra na primeira quinzena deste mês. Eles estavam transportando uma canoa de alumínio até a aldeia Maronal, por meio de caminhos antigos que existem desde a década de 40, quando flagraram os rastros dos invasores.

Conhecido como santuário dos animais, o local é estratégico para os animais por concentrar sais minerais que complementam a alimentação de inúmeras espécies. Este território é um corredor de perambulação de indígenas isolados.

observatorio-denuncia-presenca

Os vestígios deixados pelos invasores. (Foto: Divulgação / Opi)

Segundo a organização, os grupos da região já denunciaram a presença de invasores nessas áreas da Terra Indígena a Funai em diversas ocasiões, mas nenhuma providência foi tomada. Uma outra denúncia dos indígenas é o avanço das atividades agropecuárias no sul da região.

O observatório aponta ser urgente a adoção de estratégias de atuação permanente nesta parte do território do Vale do Javari.

As informações são do jornal O Globo.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =