Conecte-se conosco

Amazonas

Morre a 31ª criança cardiopata em tratamento no Amazonas em 2019

Criança cardiopata foi diagnosticada com Tetralogia de Fallot, má formação cardíaca congênita, doença que afeta duas em cada 10 mil crianças.

Em um intervalo de menos de dez dias, duas crianças cardiopatas morreram em pleno tratamento no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), administrado pelo governo do Amazonas, em Manaus. A unidade é referência no tratamento de doenças cardiológicas.

Com uma cardiopatia rara, Maria Eloah, de três meses, morreu na manhã desta sexta-feira, após duas paradas cardíacas. Ela é a 31ª criança cardiopata a morrer este ano, no Estado, após ser diagnosticada com Tetralogia de Fallot, má formação cardíaca congênita, doença que afeta duas em cada 10 mil crianças.

Maria estava internada no HUFM desde que foi diagnosticada com a doença. Na quinta-feira, ela sofreu uma cirurgia. Hoje, sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.

Mais de 200 crianças cardiopatas esperam na fila por atendimento por cirurgia no Amazonas.

Na última quinta-feira, os deputados estaduais Wilker Barreto (Podemos) e Dermilson Chagas (PP) informaram que visitaram nesta quinta-feira (26) o Hospital Universitário Francisca Mendes e se depararam com o mesmo cenário visto nos últimos dias no local: equipamentos quebrados, falta de alguns medicamentos e, principalmente, a ausência de próteses e materiais especiais, considerados insumos essenciais para as cirurgias de grande porte, além do atraso dos salários dos funcionários, que estão há três meses sem receber.

Na última sexta-feira, governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), falou sobre as intervenções realizadas no hospital, prometendo dar celeridade à fila de espera de cirurgias e procedimentos médicos. Anunciou um chamamento público para contratação de cirurgias cardíacas, junto à iniciativa privada. Segundo ele, já há uma parceria com o Hospital da Criança, em São José do Rio Preto (SP), em parceria com a fundação americana Children’s HeartLink, que vai operar quatro pacientes do Amazonas por semana.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + cinco =