Conecte-se conosco

Notícias

Manaus amanhece, novamente, coberta de fumaça de queimadas nesta sexta-feira (06/10)

Em setembro, Manaus registrou o pior mês de fogo no ano, de acordo com dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Manaus amanheceu, nesta sexta-feira (06/10) novamente encoberta pela fumaça de queimadas, que começou a tomar a cidade n noite de quarta-feira (04), deixando a a qualidade do ar bastante alterada, de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva. Desde agosto, a poluição provocada pelas queimadas tem invadido a zona urbana da capital do Amazonas.

Em setembro, Manaus registrou o pior mês de fogo no ano, de acordo com dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foram 6.991 focos de queimadas até 29 de setembro, superando o verificado em agosto, mês até então com mais queimadas no Amazonas em 2023.

No último dia 4, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente eRecursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Centro Nacional de Prevenção e Combate à Incêndios Floresrais (Prevfogo) faz uma operação de combate direto ao fogo em incêndio que ocorre no município de Iranduba, ao Sul de Manaus.

Há dois dias, o Governo do Amazonas informou que contará com o apoio de duas aeronaves do do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, que vão intensificar as ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no combate aos focos de queimadas na Região Metropolitana de Manaus.

A previsão era que os helicópteros chegassem no dia 4. O Corpo de bombeiros informou que o estado também irá receber uma aeronave vinda de Brasília, capaz de transportar mais de 3 mil litros de água. “Vamos receber uma aeronave que tem capacidade para transportar mais de três mil litros de água, uma verdadeira viatura de bombeiro aéreo que vai chegar em apoio à nossa operação e, de imediato, vamos começar a utilizá-la no combate aos incêndios florestais aqui na Região Metropolitana”, disse o comandante.

As duas aeronaves irão atuar como reforço junto com as da Marinha do Brasil. No dia 29 de setembro, o CBMAM recebeu dois helicópteros da instituição.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 20 =