Conecte-se conosco

Mundo

Um dos maiores depósitos de cobre, ouro e prata do mundo é descoberto entre a Argentina e o Chile

Mina está localizada nos empreendimentos Filo del Sol e Josemaría, de propriedade da empresa Vicuña.

um-dos-maiores-depositos-de-co

A mineradora Vicuña, uma sociedade formada em partes iguais pela canadense Lundin Mining e pela australiana BHP, anunciou que seus projetos Filo del Sol e Josemaría concentram mais de 12 milhões de toneladas de cobre, além de dezenas de milhões de toneladas de ouro e prata. Além disso, indicou que o depósito está entre os dez maiores do mundo.

Por meio de um comunicado, a empresa informou que, de acordo com novas estimativas, em conjunto, os depósitos contêm 12,8 milhões de toneladas de cobre medido e 25,1 milhões de toneladas inferidas, além de cerca de 1.001 toneladas de ouro medido e 1.514 toneladas de ouro inferido, e aproximadamente 20.505 toneladas de prata medida junto com 25.140 toneladas de prata inferida.

“Filo del Sol tem sido uma das descobertas de jazidas mais significativas dos últimos 30 anos e uma experiência incrível para todos os envolvidos”, disse Jack Lundin, presidente e diretor executivo da Lundin Mining em comunicado.

Dave Dicaire, gerente geral da Vicuña, declarou: “Com essa nova e ampliada base de recursos, estamos em uma posição ideal para continuar avançando rumo ao desenvolvimento de um distrito minerador de grande potencial, que se prevê gerar um impacto substancial nas populações e economias locais e nacionais.”

Filo del Sol e Josemaría estão localizados na província de San Juan, na Argentina, mas uma parte do Filo del Sol se estende até a região chilena de Atacama. O primeiro depósito está em fase de exploração, enquanto o segundo se encontra em fase de pré-construção.

A Lundin Mining concluiu seu comunicado ressaltando que o “Recurso Mineral” representa um marco fundamental e servirá de base para o relatório técnico integrado que delineará um projeto conjunto.

“Este relatório está previsto para ser concluído no primeiro trimestre de 2026. Esperamos impulsionar Vicuña com nosso parceiro e, juntos, buscamos gerar valor de longo prazo para nossos acionistas”, concluiu a empresa.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =