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Manaus

Carnaval: Pesquisa do CDL prevê crescimento de 3,5% nas vendas, em Manaus

A expectativa é que o volume de vendas do varejo no Carnaval resulte em uma receita bruta de R$ 48 milhões.

Pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) prevê um crescimento de 3,5% nas vendas de produtos e serviços relacionados ao Carnaval, neste ano de 2023, em comparação ao ano de 2019, último em que a festa foi realizada, antes da pandemia de Covid-19. A expectativa é que o volume de vendas do varejo no Carnaval resulte em uma receita bruta de R$ 48 milhões, com um ticket médio esperado de aproximadamente R$ 220,00.

De acordo com a CDL Manaus, o estudo ouviu pessoas cuja maioria era composta pelo sexo feminino (57%), sendo a maior parte formada por pessoas com faixa etária entre 30 a 39 anos (32%), 25 a 29 anos (24%), 18 a 24 anos (21%), 40 a 49 anos (14%) e de 50 ou mais (9%).

A apuração identificou o tipo de festividade que os foliões pretendiam participar. Considerando o tipo de evento, os mais mencionados foram bloco de rua (37%), festas e bailes empatados com de desfiles de escolas (26%). A pesquisa também identificou os que não iriam participar de nenhum evento 24%), os que não sabem (6%) e os que participarão de trio elétrico e outros (1%).

Os produtos mais mencionados, em relação à intenção de compra neste carnaval, foram cerveja chopp (48%), comidas/lanches (47%), sucos, água ou energético (46%), refrigerante (41%), itens para churrasco (40%), petiscos, salgadinhos (38%), protetor solar (33%), vinho, vodka e cachaça (32%), biscoitos guloseimas (30%), fantasias (29%), roupas e calçados (27%), acessórios (22%), maquiagem (17%), preservativos (16%), repelente (15%) e jogos brinquedo (12%). Os que não sabem (8%), celulares (7%), ar-condicionado/ventilador (5%) e TV e outros (1%).

Tendo em vista os serviços que os consumidores pretendiam contratar ou adquirir no período, os mais comuns citados foram (41%) bares e restaurantes, (35%) transporte, (22%) ingressos para festas, (18%) hospedagens, (17%) serviços de beleza, (15%) aluguel por temporada, (15%) não lembram/não sabem, (13%) passagens de avião ou ônibus, (10%) revisão/manutenção de carro, (9%) entradas para trio elétricos/confecção de abada, (9%) ingressos para parques, (7%) agência de viagens, (5%) alerta de fraudes de documentos e (3%) outros.

A disposição de consumo antes e durante as festas mostra que 46% pretendiam gastar até R$ 300 reais, 32% de R$ 301 a R$ 600, (17%) de R$ 601 a R$ 1.000 e (5%) acima de R$ 1.000. A maioria pretendia realizar o pagamento do seu consumo no carnaval por meio de pix (51%), (49%) dinheiro, (42%) cartão de débito, (25%) cartão de crédito parcelado e (22%) no cartão de crédito à vista.

Considerando os locais em que os foliões pretendiam fazer suas compras, os mais mencionados são o centro da cidade (52%), supermercados (48%), shopping centers (32%), lojas de bairro (29%) e internet ou lojas virtuais (18%).
Atentando aos lugares mais procurados para aproveitar a folia, 48% pretendiam passar o carnaval na cidade, (30%) em casa, (10%) em retiros e acampamentos, (9%) pretendem viajar para outra cidade, (2%) outros e (1%) não sabem.

A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através de aplicativos de mensagens instantâneas e entrevistas pessoais, no período de 09 a 13 de janeiro de 2023. Abrangendo, um universo de 2.156 questionários entre homens e mulheres maiores de 18 anos da zona urbana de Manaus.