Conecte-se conosco

Economia

Mutirão para renegociação de dívidas com bancos começa nesta quarta-feira (1º/3)

O ano começou com um recorde de inadimplentes no país. Quase 80% das famílias de renda baixa estão nessa situação.

Segundo a Serasa mais de 70 milhões de brasileiros tinham dívidas atrasadas em janeiro. Um recorde de inadimplência no país. Pensando nessas pessoas, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realiza um mutirão nacional que começa nesta quarta-feira (1º) e vai até dia 31 de março.

Serão oferecidos descontos e parcelamentos para quem tem dívidas em atraso com bancos e instituições financeiras. Na última edição, em 2022, foram renegociados cerca de 2,3 milhões de contratos.

Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Sustentabilidade da Febraban, contou que as negociações podem ser feitas pela internet ou diretamente nas agências bancárias.

“Pode negociar todas aquelas contas que não têm bens e garantias, ou seja, contas de cartão de crédito, de cheque-especial, pode negociar crédito pessoal, consignado, enfim, os bancos estão abertos para receber as propostas dos seus clientes e renegociar com condições especiais durante todo o mês de março”, explicou Amaury.

O aposentado José Roberto da Costa pegou um empréstimo de R$ 3 mil no banco para comprar uma égua e trabalhar como carroceiro. Só que ela foi roubada. O que ele recebe de aposentadoria não é suficiente para pagar a dívida.

“É muito pouquinho que eu recebo. Fazer o empréstimo agora que não está dando, não está sobrando é nada para mim”, contou o aposentado.

Os chamados superendividados não fazem parte do mutirão. São pessoas que não conseguem quitar as dívidas sem comprometer o pagamento de despesas básicas, como saúde, transporte e comida. O promotor de Justiça e coordenador do Procon-MG, Glauber Tatagiba, falou sobre a importância do tratamento do consumidor que tem a renda comprometida com dívidas.

“O tratamento do superendividado é um tratamento que visa a evitar a exclusão social do consumidor”, disse Glauber Tatagiba.

As informações são do site g1.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − oito =