Conecte-se conosco

Economia

Motoristas de aplicativos propõem que empresas paguem remuneração mínima e tabela de custos

Promessa de campanha do presidente Lula, grupo de trabalho foi instituído em junho para criar marco legal nos serviços por apps.

Representantes de motoristas de aplicativos apresentaram uma proposta para que as plataformas de transporte paguem uma remuneração mínima aos trabalhadores e os custos operacionais da função. O pedido foi feito na última reunião do grupo de trabalho que discute a criação de um marco legal para o serviço de entrega e transporte por aplicativo.

Além dos profissionais, estiveram no encontro desta quarta-feira (dia 19), em Brasília, o ministro em exercício do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, e representantes das empresas que atuam no setor.

Os motoristas pedem que o pagamento mínimo seja feito dentro do piso salarial da categoria e que uma tabela de custos do trabalho seja criada para que os trabalhadores recebem de volta gastos com combustível, depreciação do veículo e pneus, por exemplo.

Segundo o governo, as empresas se comprometeram a analisar a sugestão dos trabalhadores e apresentar a contrapartida na próxima reunião, prevista para próximo dia 1º de agosto.

Secretário executivo da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa as plataformas, André Porto afirmou que é preciso trabalhar em uma estrutura de custos e definir quais incorrem no trabalho exercido.

“A partir daí construir o modelo que garanta que esse trabalhador receba uma remuneração mínima”, explicou.

A Uber foi procurada, mas informou que se manifestaria através da Amobitec. A entidade afirmou, em nota, que não vai comentar proposições discutidas nas reuniões, mas que é “favorável à estruturação de um novo marco legal que se adeque à realidade do trabalho intermediado por plataformas tecnológicas, considerando as características e os desafios específicos deste setor”.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 8 =