Conecte-se conosco

Brasil

Ministério da Justiça autoriza Força Nacional na Amazônia Legal por 90 dias; Manaus será cidade-sede

O emprego da Força Nacional ocorrerá em articulação com órgãos de segurança pública e defesa social dos estados da Amazônia Legal e da União.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública na região da Amazônia Legal por 90 dias, no âmbito do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas). A Portaria MJSP nº 1.304, assinada em 25 de setembro de 2026, foi publicada no Diário Oficial da União em 29 de setembro.

A operação atuará no enfrentamento a ilícitos ambientais, transnacionais e conexos, na proteção da fauna, da flora e das populações tradicionais e em atividades necessárias à preservação da ordem pública e da segurança de pessoas e patrimônio. A cidade-sede será Manaus, no Amazonas.

O emprego da Força Nacional ocorrerá em articulação com órgãos de segurança pública e defesa social dos estados da Amazônia Legal e da União, além de órgãos e entidades responsáveis pela proteção ambiental. A coordenação caberá à Polícia Federal.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =