Conecte-se conosco

Brasil

Governadores fazem nota de apoio a ministros do STF; Wilson Lima fica de fora

Wilson Lima foi beneficiado recentemente por uma decisão da ministra do STF Rosa Weber, que concedeu a ele o direito de não ir à CPI da Covid no Senado.

STF, em Brasília. (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Um grupo formado por 14 governadores assinou uma nota em defesa do STF (Supremo Tribunal Federal) divulgada nesta 2ª feira (16.ago.2021). Manifestaram solidariedade “em face de constantes ameaças e agressões” à Corte.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) não assinou a nota divulgada. Lima foi beneficiado recentemente por uma decisão da ministra do STF Rosa Weber, que atendeu a pedido de sua defesa e concedeu a ele o direito de não ir à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado. Weber permitiu que, caso o governador optasse por comparecer à comissão, poderia permanecer em silêncio e e não precisaria assumir o compromisso de dizer a verdade.

Wilson Lima iria ser ouvido sobre a Operação Sangria deflagrada pela Polícia Federal,  que apura o roubo de dinheiro no combate à pandemia, a partir de denunciada organização criminosa no estado, envolvida principalmente na compra de respiradores, e que teve a alta cúpula do Amazonas como alvo. Também seria ouvido sobre o colapso na saúde do Estado, no início de 2021, com falta de leitos e oxigênio medicinal nos hospitais que recebiam pacientes com a Covid-19.

Os policiais federais fizeram buscas no último dia 2 de junho na casa de Lima, na sede do governo, na Secretaria de Saúde e na residência do secretário Marcellus Campêlo, que foi alvo de mandado de prisão. Em junho de 2020, o governador também foi alvo de buscas e bloqueio de bens pela mesma operação.

Ma nota em solidariedade aos ministros do STF, os governadores afirmam que, “no âmbito dos nossos Estados“, farão “tudo para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário“. A nota trata dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao STF. Foi publicada em um momento de alta tensão entre o presidente e o Tribunal.

“O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”, escrevem na nota.

Eis os governadores que assinaram o documento:

Rui Costa (PT-BA);
Flávio Dino (PSB-MA);
Paulo Câmara (PSB-PE);
João Doria (PSDB-SP);
Eduardo Leite (PSDB-RS);
Camilo Santana (PT-CE);
João Azevêdo (Cidadania-PB);
Renato Casagrande (PSB-ES);
Wellington Dias (PT-PI);
Fátima Bezerra (PT-RN);
Renan Filho (MDB-AL);
Belivaldo Chagas (PSD-SE);
Ibaneis Rocha (MDB-DF);
Waldez Goés (PDT-AP)

Eis a íntegra do documento .

 

1 Comentário

1 Comentários

  1. ELTON JOSE ROS DA LUZ 16/08/21 - 18:30

    Pra quem le só o titulo acha que só o governador do AM não assinou a carta! por favor! “Imprença Livre e Honesta”

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezoito =