Conecte-se conosco

Brasil

Cresce reprovação de Bolsonaro nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Datafolha

De acordo com a pesquisa, nas duas regiões os entrevistados se dividiram sobre se o presidente está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo: 39% responderam ótimo e bom e 39% ruim e péssimo.

O presidente Jair Bolsonaro durante encontro com indígenas em Manaus.

Na comparação com janeiro deste ano, a reprovação ao presidente subiu de forma acentuada entre os brasileiros das regiões Norte e Centro-Oeste, entre janeiro e março deste ano, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha.

A reprovação do presidente nas duas regiões, de forma agregada na pesquisa, subiu de 33% para 39%. Foram entrevistados 2023 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país, entre os dias 15 e 16 de março de 2021. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

De acordo com a pesquisa, nas duas regiões os entrevistados se dividiram sobre se o presidente está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo: 39% responderam ótimo e bom e 39% ruim e péssimo.

Sobre as declarações do presidente, 39% responderam que não confiam e 23% que confiam. Sobre se Bolsonaro tem ou não capacidade de lider o Brasil, 49 disseram que sim e 49 que não.

A maioria (57%) é contra um processo de impeachment, contra 41% a favor. Mais da metade (53%) também responderam que o presidente não deveria renunciar, contra 44% que disseram sim.

Veja os resultados da pesquisa por regiões:

O presidente Jair Bolsonaro está completando dois anos e três meses de governo. Na sua opinião o presidente Jair Bolsonaro está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?

Você diria que sempre confia, às vezes confia ou nunca confia nas declarações do presidente Jair Bolsonaro?

Na sua opinião, pelo que fez e está fazendo pelo país, o presidente Jair Bolsonaro tem ou não tem capacidade de liderar o Brasil?

Na sua opinião, o Congresso Nacional deveria ou não abrir um processo de impeachment, isto é, um processo para afastar o presidente Jair Bolsonaro?

 

 

E na sua opinião, o presidente Jair Bolsonaro deveria ou não renunciar à Presidência da República?

Brasil

A reprovação ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) avançou de 40% para 44% entre janeiro e março de 2021, no mesmo patamar registrado em maio (43%) e junho (44%) do ano passado, até então seus índices mais altos de avaliação negativa.

A parcela que aprova o governo Bolsonaro, hoje, é de 30%, índice similar ao registado em janeiro (31%), e há 24% que o consideram regular. O índice atual de avaliação regular do presidente é um dos mais baixos desde o início de seu mandato, ou seja, este é o momento de maior polarização em torno de sua gestão, com saldo negativo de 14 pontos no índice de aprovação.

Na comparação com janeiro deste ano, a reprovação ao presidente subiu de forma mais acentuada entre os mais velhos, com 60 anos ou mais (de 37% para 45%), entre brasileiros com escolaridade fundamental (de 35% para 41%), na região Nordeste (de 43% para 49%) e no conjunto das regiões Norte e Centro-Oeste (de 33% para 39%).

A avaliação negativa do presidente segue mais alta entre mulheres (48%) do que entre homens (40%), e em regiões metropolitanas (48%) na comparação com cidades do interior (41%). Entre quem estudou até o ensino superior, a taxa dos que avaliam o governo ruim ou péssimo (55%) equivale a duas vezes sua taxa de aprovação (28%).

O presidente tem aprovação acima da média na região Sul (39%), entre empresários (55%) e entre evangélicos (37%). Na parcela de brasileiros que dizem estar vivendo normalmente durante a pandemia, sem mudar nada na rotina, 42% aprovam o governo Bolsonaro, e 30% o reprovam.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − onze =