Conecte-se conosco

Brasil

“Atos golpistas não teriam acontecido sem Bolsonaro”, diz Lula após operação da PF

Presidente afirmou que vai aguardar as investigações, mas que acredita que Bolsonaro desempenhou um papel no 8/1.

atos-golpistas-nao-teriam-acon

O presidente Lula (PT) comentou sobre a operação da PF de hoje, que mira a organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Para ele, os atos golpistas não teriam acontecido sem a participação de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

O que aconteceu

Presidente afirmou que vai aguardar as investigações, mas que acredita que Bolsonaro desempenhou um papel no 8/1. “Acho que não teria acontecido sem ele. O comportamento dele foi muito diferente. Primeiro, antes das eleições, ele passou o tempo inteiro mentindo sobre as eleições, as urnas”, declarou ele à rádio Itatiaia.

A tática dele [Bolsonaro] foi de criar na sociedade um descrédito […]. Você desmoraliza um processo e tenta acabar com esse processo. Lula, em entrevista à rádio Itatiaia

Lula disse, porém, que espera que o ex-presidente seja tratado como inocente enquanto não se prove o contrário. “A Justiça está pedindo para investigar e, quando tiver as informações, a Justiça vai tomar a decisão. Eu quero que o Seu Bolsonaro tenha a presunção de inocência que eu não tive. Que seja investigado, apurado e quem tiver responsabilidade por seus erros, que pague”.

Bolsonaro é um dos alvos da operação de hoje. A PF foi à casa dele em Angra dos Reis (RJ), com um mandado para apreender o passaporte dele. Como ele não estava com o documento, os agentes deram 24h para que o entregue.

Além do ex-presidente, ex-ministros também são alvos de busca e apreensão, como Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres — este já responde no STF por suspeita de conivência e omissão com os atos de 8/1. A acusação fez com que ele ficasse preso por quase quatro meses.

Ex-assessores de Bolsonaro foram presos. O coronel Marcelo Costa e Câmara e Filipe Martins foram levados pelos agentes. A PF também prendeu o major do Exército Rafael Martins de Oliveira.

Ao todo, a PF cumpre hoje 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. As ações acontecem no Distrito Federal e nove estados: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná e Goiás.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 1 =