Amazonas
Universidade do Estado do Amazonas, criada por Amazonino Mendes, faz 25 anos
“A UEA tem que cumprir a sua vocação geográfica e histórica. A UEA tem que ser esse farol que ilumina o futuro, mas com características amazônicas”, disse Amazonino, em declaração destacada pela instituição.
Instituída em 12 de janeiro de 2001, por meio da Lei n.º 2.637, na gestão do então governador Amazonino Mendes, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nasceu como um sonho coletivo e, rapidamente, transformou-se em caminho e horizonte para milhares de amazonenses.
Desde o primeiro vestibular, que mobilizou sonhos, expectativas e quase 180 mil candidatos, a universidade assumiu o compromisso de levar educação pública, gratuita e de qualidade a quem acredita que o conhecimento transforma vidas.
Ao longo de 25 anos, a UEA cresceu com o Amazonas, formou profissionais, fortaleceu comunidades, impulsionou a ciência, valorizou a cultura e reafirmou, todos os dias, seu papel como agente de transformação social. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instituição é uma universidade pública, autônoma em sua política educacional, que tem como missão promover a educação, desenvolver o conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia, conjuntamente com os valores éticos capazes de integrar o homem à sociedade e de aprimorar a qualidade dos recursos humanos existentes na região em que está inserida.
As atividades acadêmicas tiveram início no dia 3 de agosto de 2001 e, em 30 de junho de 2005, foi realizada a formatura da primeira turma, com 7.150 alunos do curso Normal Superior do Programa de Formação de Professores (Proformar) – um projeto vencedor do prêmio Objetivos do Milênio e apontado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como modelo a ser seguido por outros países.
A UEA possui mais de 23 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação. Em sua estrutura estão seis Unidades Acadêmicas na capital (Escolas Superiores); seis Centros de Estudos Superiores e 17 Núcleos de Ensino Superior no interior do estado.
Além dos cursos de graduação, sendo esses Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos, a Universidade também concentra esforços para ampliar a oferta de Pós-Graduação nas mais diversas áreas de pesquisa. Atualmente, a instituição possui 245 cursos, sendo 59 regulares e 186 de oferta especial, contabilizados por município de oferta, e 64 cursos contabilizados por nomenclaturas. A UEA oferta ainda 53 cursos de pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), 18 cursos de Mestrado e 7 de Doutorado (Stricto Sensu), além de quatro cursos de Minter e Dinter (programas de mestrado e doutorados interinstitucionais.
No campo da Extensão, a maior universidade multicampi do país possui uma importante variedade de ações, programas e projetos. Todos esses são realizados com vistas à promoção da política institucional de extensão universitária e ao atendimento das necessidades da sociedade, por meio do conhecimento científico e tecnológico. Soma-se a isso o apoio e o incentivo às ações de apoio à comunidade universitária da UEA, buscando a integração e o bem-estar dos alunos e dos servidores.
Em 2023, a UEA prestou homenagem a Amazonino Mendes, falecido aos 83 anos.Em publicação nas redes sociais, a instituição recordou a seguinte frase de Amazonino: “A UEA tem que cumprir a sua vocação geográfica e histórica. A UEA tem que ser esse farol que ilumina o futuro, mas com características amazônicas”. As palavras do ex-governador revelavam o carinho especial ao seu maior legado administrativo e exaltado até os dias de hoje.
Em gratidão e toda história com o ex-governador, a UEA ressaltou em nota “o eterno agradecimento pela criação da UEA e sua inestimável contribuição para o progresso do estado do Amazonas”.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.














Faça um comentário