Conecte-se conosco

Amazonas

MPF instaura inquérito para apurar denúncia de falta de remédio para glaucoma no Amazonas

O Cloridrato d Dorzolamida é indicado para reduzir a pressão intraocular elevada e tratar o glaucoma.

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF) instaurou inquérito civil para apurar falta de medicamento Dorzolamida 2% na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). O Cloridrato d Dorzolamida é indicado para reduzir a pressão intraocular elevada e tratar o glaucoma.

Na Portaria N° 61, de 16 de outubro, o procurador da República Edmilson Barreiros Júnior considera a existência do Procedimento Preparatório n° 1.13.000.001571/2018-95 autuado para apurar a denuncia de ausência no estoque e irregularidade no fornecimento de medicamentos na Cema e a ausência de respostas por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

De acordo com a Portaria, a ausência de respostas por parte da Susam está “ causando impossibilidade para esclarecimento de alguns pontos pertinentes, como a dispensa de medicamentos aos pacientes, estoque dos insumos, bem como o processo para aquisição destes”.

Principal causa de perda irreversível da visão, o glaucoma afetará 80 milhões de pessoas em 2020 e 111,5 milhões em 2040, segundo projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, há escassez de informações confiáveis e atualizadas sobre a prevalência da doença, uma enfermidade crônica e degenerativa do nervo óptico (estrutura que envia as imagens do olho para o cérebro), normalmente associada ao aumento da pressão intraocular.

Ele provoca um estreitamento do campo visual, fazendo com que a pessoa perca progressivamente a visão periférica. Nara explica que, na maioria dos casos, é assintomático. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência da doença é três vezes maior e a chance de cegueira seis vezes maior em latinos e afrodescendentes em relação aos caucasianos.

Uma vez diagnosticado o glaucoma, o tratamento se dá com base no seu tipo e estágio. Ele não tem cura, mas, sim, controle. E precisam ser tratados de forma regular, a fim de evitar a cegueira. A adesão ao tratamento, que é contínuo e sem duração pré-determinada, é importantíssima para o seu sucesso.