Conecte-se conosco

Amazonas

Fecomércio aposta em aumento de 64% no volume de vendas para o Dia dos Pais, em Manaus

Pesquisa da Fecomércio AM diz que pais preferem receber roupas, calçados e perfumes.

Roupas, calçados e perfumes devem movimentar 64% das vendas para o Dia dos Pais 2022, em Manaus. A conclusão é do estudo feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam).

O levantamento ouviu 307 consumidores, que apontaram a intenção de compra para o período.

O estudo foi realizado em zonas distintas da cidade, com participantes de diferentes faixas etárias, que foram indagados sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar, a forma de pagamento utilizada, o local onde vão realizar as compras e os fatores decisivos para escolherem os produtos.

Na ocasião, os entrevistados que são pais foram indagados sobre o que desejam receber.

Segundo o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, o estudo baliza as decisões empresariais. “Essa pesquisa visa mostrar aos empresários o comportamento do consumidor para o Dia dos Pais. Com as informações, os comerciantes poderão, nessa importante sazonalidade [período], oferecer descontos e promoções adequados às solicitações dos consumidores. Com esse alinhamento entre a demanda e a oferta, teremos um desempenho favorável neste Dia dos Pais 2022”, disse.

Resultados da pesquisa

Quais produtos os consumidores pretendem comprar para os pais

Vestuário, calçados e perfumes lideram a intenção de compra tendo a preferência de 64% dos entrevistados. Estes três itens também lideraram as preferências dos consumidores em 2021.

Quais presentes os pais gostariam de receber

O Ifpeam segmentou o estudo e incluiu o desejo dos pais em relação aos presentes que desejam receber. Consoante ao item anterior (Quais produtos os consumidores pretendem comprar para os pais), nas primeiras colocações estão Vestuário (30%), Calçados (25%) e Perfumes (10%).

Destaque para almoço/jantar, que em 2021 não foi apontado, mas neste ano, ocupou o terceiro lugar entre as preferências dos pais com 14%.

Local escolhido para a compra

Os shopping centers foram apontados por 54% dos consumidores como o local preferido para realizarem suas compras, seguidos pelo comércio do Centro da cidade (21%), Comércio de Bairro (14%), plataformas digitais (6%) e lojas de departamento (5%).

Forma de pagamento

O parcelamento no cartão de crédito será a escolha de 45% dos entrevistados, enquanto 15% pretendem pagar à vista no cartão de crédito. O PIX consolida-se como a terceira forma de pagamento, sendo escolhido por 13% dos entrevistados. Cartão de débito (13%), Crediário (8%) e dinheiro (6%) fecham as escolhas dos consumidores.

Quanto irão gastar

47% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 101,01 a R$ 200,00 com presentes na sazonalidade, seguidos de 34% que pretendem gastar de R$ 50,01 a R$ 100,00. 81% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 50,00 a R$ 200,00.

O que levam em consideração ao efetuar a compra

Na hora de comprar, 77% dos consumidores levam em consideração o preço, a qualidade dos produtos e as promoções. Os demais apontaram o frete grátis (8%), a localização (7%), a variedade de produtos (4%), atendimento (2%) e o estacionamento (2%) como outros fatores decisivos para a compra.

A Pesquisa Intenção de Compra do Consumidor para o Dia dos Pais 2022 foi realizada pelo Ifpeam no período de 4 a 20 de julho de 2022.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − oito =