Conecte-se conosco

Amazonas

Em Tonantins, MPAM realiza vistoria em delegacia e recomenda melhorias estruturais no prédio de delegacia

Inspeção identificou superlotação, problemas sanitários, de segurança e de funcionamento da unidade.

Em Tonantins, a falta de água encanada, a ausência de monitoramento noturno e a lotação excessiva estão entre os problemas identificados pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), via Promotoria de Justiça local, durante inspeção na Delegacia de Polícia do município. A vistoria apontou necessidades de adequação na estrutura física e nas condições de custódia.

De acordo com a promotora de Justiça Lina Cardoso Fernandes, o objetivo principal foi verificar as condições de funcionamento da unidade e a qualidade do atendimento prestado à população.

A fiscalização, realizada na última semana, identificou 15 custodiados no local, sendo 14 presos provisórios e um definitivo. A delegacia possui capacidade para receber apenas 10 detentos.

Diante da superlotação, o MP recomendou a avaliação individual da situação processual dos presos, a verificação da regularidade das prisões e a análise de possíveis transferências para estabelecimentos prisionais adequados.

A promotora Lina Cardoso destacou que, durante a fiscalização, foram identificadas algumas situações que demandam providências, especialmente relacionadas ao efetivo policial e às condições estruturais.

“A partir das constatações realizadas, o Ministério Público adotará as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, buscando contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos policiais e, consequentemente, para o adequado atendimento da população”, ressaltou a promotora.

Outros pontos de atenção constatados foram problemas em instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, falta de câmeras em funcionamento e ausência de vigilância noturna.

Orientações

Entre as recomendações estão a realização de reformas, a regularização das condições sanitárias e de segurança e a avaliação técnica para instalação de sistemas de videomonitoramento.

Outras medidas envolvem o aprimoramento dos procedimentos de controle de visitantes e revista, a oferta de atividades educacionais e laborais, a disponibilização de livros e a melhoria das condições de higiene nos espaços de preparo e armazenamento dos alimentos. A necessidade de um local apropriado para eventual custódia de mulheres também foi destacada.

O MPAM deverá acompanhar, ainda, a necessidade de reforço no efetivo da Polícia Civil, atualmente composto por um delegado, três investigadores e um escrivão. A medida prevê o envio de ofício à Delegacia Geral para obter informações sobre a possibilidade de novas lotações, nomeações e contratação de estagiários.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 20 =