Conecte-se conosco

Amazonas

Coordenador da Funai no Vale do Javari, indígena morre em consequência de picada de cobra

Walciley Oliveira era conhecido pelo povo Marubo como Panã.

O coordenador regional da Funai no Vale do Javari, no Amazonas, Walciley Oliveira, faleceu no último sábado (14/10), após sofrer uma picada de cobra enquanto trabalhava nos arredores da sede do município de Atalaia do Norte. Walciney era conhecido pelo povo Marubo como Panã.

Panã começou cedo na luta pelo seu povo. Aos 12 anos já atuava na comunicação do Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja), que anos depois daria origem à União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Desde muito cedo também passou a se interessar pela educação indígena e logo se tornou professor. Foi coordenador do Centro de Treinamento e Pesquisa Sorriso do Saber, no rio Pardo, na Terra Indígena Vale do Javari. No movimento indígena, também coordenou a luta pelo direito à educação na Civaja.

Seguiu carreira de professor e na universidade se formou em pedagogia. Sempre seguindo como referência no tema no movimento indígena da região.

Como candidato a vereador, fez uma campanha focada no tema da educação indígena e, mesmo sem ser eleito, conseguiu pautar a importância do tema, sendo então convidado para assumir a Coordenação de Educação Escolar Indígena na cidade de Atalaia do Norte.

O Ministério da Saúde (MS) divulgou nota lamentando a perda da “liderança que sempre contribuiu com as ações da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai). “Neste momento, a Pasta se solidariza com seus familiares, amigos, alunos, colegas e todo povo Marubo”, diz anota.

Formado em Pedagogia, Panã, se destacou como um batalhador em defesa da Educação, em especial da implantação do Ensino Médio em todas as aldeias da região. “Professor dedicado e admirado, deixa um exemplo de luta, que deve inspirar a todos, por se projetar bem além das letras e números, abrangendo a proteção à natureza, aos povos e territórios indígenas”, diz a nota do MS.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 10 =