Conecte-se conosco

Amazonas

Assembleia do Amazonas aprova título de ‘Cidadão do Amazonas’ ao presidente Jair Bolsonaro

A entrega do título concedido na forma desta lei será realizada em reunião especial que ocorrerá em dia e hora a ser definidos pela pela Mesa Diretora.

O presidente Jair Bolsonaro durante encontro com indígenas em Manaus.

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou, nesta terça-feira (20/04), com voto contrário do deputado Serafim Corrêa (PSB) o projeto que concede o título de cidadão do Amazonas ao presidente da República Jair Bolsonaro, apresentado pelo deputado Delegado Péricles (PSL). A entrega do título concedido na forma desta lei será realizada em reunião especial que ocorrerá em dia e hora a ser definidos pela pela Mesa Diretora.

De acordo com a Justificativa do projeto, Jair Bolsonaro, nasceu em Campinas (SP) no dia 21 de março de 1955, sendo filho de Perci Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi, ambos descendentes de famílias italianas. É capitão da reserva do Exército e atual Presidente da República Federativa do Brasil, sendo eleito o 38º Presidente do Brasil, para o mandato de 2019 a 2022, com 55,13% dos votos.

Também diz que Bolsonaro foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de Campinas. Em 1977, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro. Em 1983, formou-se no curso de Educação Física do Exército, chegando à patente de Capitão.

Em 1986, ele liderou um protesto contra os baixos salários dos militares. Escreveu um artigo para uma revista de grande circulação no país, intitulado ‘O salário está baixo’. Na sua trajetória política Jair Bolsonaro foi eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC), em novembro de 1988. Em outubro de 1990, foi eleito Deputado Federal pelo PDC, renunciando ao mandato de vereador e tomando posse na Câmara dos Deputados em 1991.

Em 1993, participou da fundação do Partido Progressista Reformador (PPR), nascido da fusão do PDC e do Partido Democrático Social (PDS) e em 1994 foi reeleito e para seu segundo mandato de Deputado Federal. Em 1998, exercendo seu terceiro mandato de deputado, se candidatou ao cargo para presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Em 2002, foi eleito pela quarta vez ao cargo de Deputado Federal pelo PPB. Em 2006, é eleito para seu quinto mandato, assumindo no curso deste mandato a titularidade das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Em 2014, foi reeleito para o seu 7º mandato.

Em 2018, filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL) e lançou-se candidato à Presidência da República. Fazendo sua campanha por meio das redes sociais, apostou em um discurso conservador dos costumes, de recuperação da economia e de combate à corrupção e à violência urbana, mobilizou um grande número de admiradores. No primeiro turno das eleições, realizado em 7 de outubro, Bolsonaro ficou em primeiro lugar passando para o segundo turno, quando derrotou o petista Fernando Haddad no dia 28 de outubro, com 55,13% dos votos, interrompendo um ciclo de vitórias do PT que vinha desde 2002.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =