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Amazonas

AM: Anac libera voos mesmo com fator de risco de estações meteorológicas não homologadas

Sites da Anac e Infraero informam que, para garantir a segurança de um voo, é essencial ter conhecimento profundo da situação do tempo. E que a Meteorologia Aeronáutica é serviço essencial para a segurança das operações.

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Sérgio Maia Bezerra, informou que os aeroportos de Barcelos, Coari e Eirunepé, no interior do Amazona, estão liberados para operação. Ele disse que os três aeroportos foram liberados sem a homologação das Estações Meteorológicas de Superfície ((EMS). “Liberamos mesmo sem certificar as estações. Esse é um fator de risco que tem que ser observado pela aviação; o piloto precisa saber das condições das pistas, ainda mais no Amazonas”, explicou.

A notícia foi dada aos deputados do Amazonas que participaram de uma audiência pública, terça-feira, dia 3, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados. A liberação é uma medida emergencial, na tentativa de acabar com o apagão aéreo para o interior do Estado, após a suspensão dos vôos da Map Linhas Aéreas, após a empresa ter sido comprada pela Passaredo.

O site da Anac diz que “o planejamento de qualquer voo compreende, dentre outros, o estudo minucioso das condições meteorológicas do local de origem, da rota, do local de destino e do local de alternativa pela análise dos últimos boletins meteorológicos e da previsão do tempo”. E que “tal planejamento exige uma adequada antecipação ao horário de decolagem”. E que, por isso, “consultar as informações meteorológicas disponíveis é uma ação necessária para a realização de um voo seguro”.

O site da Infraero informa que as EMS coletam dados representativos das condições meteorológicas no aeroporto e sua vizinhança, dentro de um raio de 16 quilômetros. São equipadas com sensores automáticos e fornecem informações essenciais para o pouso e a decolagem das aeronaves. Essas informações compreendem direção e velocidade do vento, visibilidade, fenômenos de tempo como chuva e nevoeiro, quantidade e altura da base das nuvens, temperaturas do ar e do ponto de orvalho e pressão atmosférica para a aviação.

Também informa que, para garantir a segurança de um voo, é essencial ter conhecimento profundo da situação do tempo. Uma série de fenômenos meteorológicos afeta diretamente a estabilidade dos voos, como rajadas de vento, nevoeiros, trovoadas, tempestades e turbulências. E que a Meteorologia Aeronáutica é “ serviço essencial para a segurança das operações”.

O diretor da Anac disse aos parlamentares amazonenses que a maior preocupação da Agência é a segurança. E que vários aeroportos em que a MAP operava no interior do Estado estavam sem a Especificação Operativa (EO) pela qual são autorizados os pousos. A EO são os documentos emitidos pela Anac que autorizam um operador ou detentor de certificado a utilizar um modelo ou aeronave.

“Desde julho deste ano a Anac está com lupa em cima da MAP. A gente tem feito vistoria constantes na empresa e tinha notado a degradação da manutenção de algumas aeronaves. Das três aeronaves que a MAP possui, duas estão paradas e outra foi retirada porque constatamos trinca no casco”, revelou.

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