Brasil
Fiscalização do Inmetro identifica irregularidades em 503 de 2.398 bombas de combustíveis
A inspeção ocorreu entre os dias 15 e 19 deste mês de setembro na Operação Abastecimento Seguro.

Fiscalização realizada por fiscalizadas por especialistas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em todo o país, constatou que de 2.398 bombas de combustíveis , em 503 foram encontradas irregularidades – 20,98% dos equipamentos inspecionados.
O maior percentual de irregularidades foi registrado no Nordeste (34,47%), seguido pela Região Sul (27,25%). A inspeção ocorreu entre os dias 15 e 19 deste mês de setembro na Operação Abastecimento Seguro. O Inmetro verificou 17.987 produtos e instrumentos.
Nos sistemas de medição de GNV foram fiscalizados 120 aparelhos. As regiões Nordeste e Sudeste apresentaram um índice de 6,84% de irregularidades.
Foram verificados 1.021 extintores de incêndio. Entre os 457 novos, todos estavam em conformidade. Mas entre os 564 que passaram por manutenção, apenas dez estavam irregulares
No caso do ARLA 32, agente redutor de poluentes veiculares, foram analisadas 8.706 amostras, com apenas 0,08 % de não conformidade, índice considerado baixo.
Os produtos automotivos e de segurança veicular — como amortecedores, pistões, baterias, lâmpadas, terminais de direção, lonas e pastilhas de freio — apresentaram 100% de conformidade com os requisitos regulamentares.
As bombas medidoras de combustíveis concentraram o maior número de notificações. Em contrapartida, itens de segurança veicular e de combate a incêndio registraram elevados índices de conformidade.
“A Operação Abastecimento Seguro evidencia a importância do trabalho do Inmetro. Diversos produtos e instrumentos foram verificados com foco na proteção do consumidor e na segurança da sociedade. O Inmetro seguirá atuando para assegurar a conformidade dos produtos por meio de fiscalizações”, disse o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito.
Como denunciar
Ao suspeitar de possíveis irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro pelo site ou por meio do telefone 0800 285 1818 (ligação gratuita de telefone fixo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Em caso de acidentes ou incidentes de consumo, é necessário registrar a ocorrência no Sinmac – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário