Conecte-se conosco

Notícias

Rodrigo Maia quer convocar comissão do Congresso para tratar de Manaus e vacinação

A deputada Tabata Amaral (PDT/SP), também solicitou uma reunião para tratar do caso de Manaus. Além disso, sugeriu a convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para o esclarecimento da situação.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), informou que o Congresso Nacional deve reunir a Comissão Representativa para discutir o agravamento da pandemia de covid-19 em Manaus e o processo de vacinação da população brasileira. Em seu twitter, ele disse que vai encaminhar o pedido de convocação ao presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP).

A Comissão Representativa tem o intuito de representar o Congresso durante o recesso parlamentar que vai até o dia primeiro de fevereiro. “É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente”, ressaltou Maia.

A deputada Tabata Amaral (PDT/SP), também solicitou uma reunião para tratar do caso de Manaus. Além disso, sugeriu a convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para o esclarecimento da situação.

Em todo o Amazonas, segundo o governo estadual, 91,2% das UTIs exclusivas para pessoa com o novo coronavírus estão ocupadas. Nos hospitais, falta oxigênio para auxiliar na respiração dos pacientes.

A Comissão Representativa é o colegiado responsável por tratar, no Legislativo Federal, de assuntos importantes ocorridos durante o recesso parlamentar.

“É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para esta situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir”, disse Maia, pelo Twitter.

“Vou encaminhar agora à tarde ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, um pedido de convocação da Comissão Representativa para que possamos discutir a tragédia que está acontecendo em Manaus e também todo processo que envolve a vacinação no país”, explicou o demista.

Internautas reagem

Durante a pandemia, Maia foi às redes sociais e aos microfones por diversas vezes para repudiar atitudes e falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta sexta, após o deputado comentar a crise em Manaus e a imunização, internautas pediram que o presidente da Câmara autorize a tramitação dos diversos pedidos de impeachment do presidente que estão sob seu guarda-chuva.

O mandato de Rodrigo Maia no comando da Câmara termina no próximo mês. Logo após o fim das férias dos parlamentares, eles vão definir a nova composição da Mesa Diretora.

O atual presidente do Parlamento é entusiasta da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP). Bolsonaro, por seu turno, apoia o alagoano Arthur Lira (PP).
Continue sempre bem informado.
Assine o Estado de Minas

Nessa quinta (14), Maia teceu fortes críticas ao que chamou de “negacionismo” promovido por lideranças políticas. Ele é defensor da interrupção do recesso dos congressistas.