Conecte-se conosco

Notícias

Prévia do PIB do Banco Central indica tombo de 1,13% na economia em agosto

O resultado foi calculado após ajuste sazonal, um tipo de “compensação” para comparar períodos diferentes.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou retração de 1,13% em agosto, na comparação com julho, informou a instituição nesta segunda-feira (17).

De acordo com dados do BC, esse foi o maior tombo mensal do nível de atividade desde março de 2021, quando foi registrada uma queda de 3,6%. O resultado negativo também interrompeu dois meses de expansão do indicador. Na comparação com agosto do ano passado, informou o Banco Central, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 4,86%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No segundo trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 1,2%.

Apesar de ter sido acima do esperado, houve uma desaceleração frente ao ano passado – quando o PIB registrou expansão de 4,6%.

Se o PIB cresce, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cai, quer dizer que a economia está encolhendo. Ou seja, o consumo e o investimento total é menor. Nem sempre, entretanto, a alta do PIB equivale a bem-estar social.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − seis =