Conecte-se conosco

Notícias

Parlamentares cobram transparência nos gastos do Governo

Deputados amazonenses diz que Governo do Estado não publica gastos referentes ao ano de 2021

As informações sobre despesas do governo estão desatualizadas

Deputados estaduais cobraram transparência nos gastos do Governo do Estado durante a durante sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (27/01).

O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) citou a falta de informações de despesas no Portal da Transparência. No site, só constam prestações de conta referentes ao ano de 2020.

“O Portal da transparência do Governo não está disponibilizando as informações necessárias a respeito do que tem sido feito no combate ao coronavírus. Nós não temos dados sobre os contratos firmados, as despesas feitas e nem os pagamentos realizados. Uma das formas que nós temos de exercer o nosso papel de fiscalização é ter acesso a este material. Portanto, é preciso que todas essas informações sejam disponibilizadas imediatamente, como determinam a Lei da Transparência e a Lei de Acesso à informação”, declarou o deputado estadual.

Já o deputado Wilker Barreto (PODEMOS) criticou a falta de transparência do governo estadual em relação as gastos da saúde.

“Estamos hoje com leitos clínicos prontos para funcionar sem oxigênio. Temos mais de 500 pessoas na fila de espera por um leito. Nós poderíamos hoje estar amenizando o sofrimento de quase metade disso. Nessa mesma linha eu e o Dermilson fizemos o requerimento cobrando o Ministério Público de Contas que obrigue o governo a dizer para onde foram os R$ 80 milhões gastos coma AADC ano passado. Se não tivemos eventos o que justificou gastos de 80 milhões  em uma associação? O pior é que nenhum deputado consegue investigar pela falta de transparência”, comentou o parlamentar.

Dermilson Chagas (PODEMOS) também fez críticas aos contratos do governo sem licitação e exigiu transparência nos dados.