Conecte-se conosco

Notícias

MinC entregará em Amaturá (AM) o primeiro MovCEU Flutuante do Brasil para ampliar acesso à cultura na Amazônia

Projeto-piloto será implementado em Amaturá (AM) e levará biblioteca, cinema, palco para apresentações e ações culturais a comunidades ribeirinhas e indígenas.

minc-entregara-em-amatura-am-o

O Ministério da Cultura (MinC) informou que irá implantar o primeiro MovCEU Flutuante do Brasil, iniciativa inédita voltada à democratização do acesso à cultura em territórios de difícil acesso da Amazônia. O projeto-piloto será desenvolvido em Amaturá, no Alto Solimões (AM), em parceria com a prefeitura do município.

A embarcação vai funcionar como espaço cultural itinerante, com infraestrutura destinada ao atendimento da população da sede do município, das comunidades ribeirinhas e das aldeias indígenas da região. No âmbito da parceria institucional, o MinC doará os equipamentos e mobiliários necessários ao funcionamento do espaço, enquanto a Prefeitura de Amaturá realizará os serviços de adaptação da embarcação.

Localizado no Alto Solimões, a cerca de 1.000 quilômetros a Oeste de Manaus, Amaturá possui uma população estimada em pouco mais de 11 mil habitantes. O município tem nos rios um dos principais meios de deslocamento e integração entre as comunidades, o que torna o transporte fluvial essencial para o acesso a serviços públicos e atividades culturais.

A iniciativa do MinC integra o Programa Territórios da Cultura e foi concebida a partir de demandas apresentadas durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que apontou a necessidade de desenvolver políticas públicas adaptadas às especificidades dos territórios amazônicos.

O MovCEU Flutuante será instalado em uma embarcação do tipo bajara, utilizada tradicionalmente na região amazônica para o transporte de pessoas, veículos e mercadorias. A estrutura será transformada em um equipamento cultural itinerante, capaz de atender tanto a sede urbana de Amaturá quanto comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas acessíveis apenas por via fluvial.

Mais de 80% da população do município é composta por povos indígenas, e parte das comunidades permanece isolada em determinados períodos do ano devido às condições de navegação. Nesse contexto, o MovCEU Flutuante surge como uma estratégia para levar atividades culturais, ações formativas e oportunidades de acesso a bens culturais a localidades onde a oferta desses serviços é mais limitada.

O MovCEU Flutuante contará com biblioteca comunitária abastecida com acervo do PNLD Literário; cinema a céu aberto com projeções em tela externa; palco e concha acústica inflável para apresentações artísticas; estrutura para palestras, oficinas e atividades formativas; além de equipamentos de audiovisual e projeção cultural.

Os MovCEUs são equipamentos culturais móveis criados para ampliar o acesso à cultura em diferentes territórios do país. Funcionam como espaços itinerantes que promovem atividades culturais, ações de formação, inclusão digital e fortalecimento comunitário, levando serviços e oportunidades para populações de diversas regiões.

A iniciativa integra o Programa Territórios da Cultura, rede de equipamentos culturais do MinC que reúne os CEUs das Artes, os CEUs da Cultura e os MovCEUs. O novo MovCEU Flutuante também passa a fazer parte dessa rede, participando de ações de formação, planejamento e gestão compartilhada entre os equipamentos culturais.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + cinco =