Mundo
Trump diz que os EUA fecharam um acordo ‘gigantesco’ com o Japão
O anúncio de Trump veio após uma reunião, nesta terça-feira, com o principal negociador tarifário do Japão.

O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (22) que os Estados Unidos fecharam um acordo comercial “gigantesco” com o Japão. Segundo o republicano, o acerto prevê investimentos de US$ 550 bilhões e “tarifas recíprocas” de 15% — abaixo dos 25% anunciados por ele no início do mês.
“Acabamos de concluir um acordo gigantesco com o Japão, talvez o maior acordo já feito. O Japão investirá, sob minha orientação, US$ 550 bilhões nos EUA, que receberão 90% dos lucros”, escreveu ele na Truth Social.
“O acordo criará centenas de milhares de empregos — nunca houve nada parecido”, acrescentou.
Segundo Trump, o país asiático abrirá seu mercado para itens dos EUA, com potencial para aumentar a exportação de produtores americanos de carros, caminhões, arroz e outros produtos — aspecto que, para o republicano, “talvez seja o mais importante”.
“O Japão pagará tarifas recíprocas de 15% aos EUA. Este é um momento muito empolgante para os Estados Unidos da América, especialmente pelo fato de continuarmos sempre a ter um ótimo relacionamento com o Japão”, concluiu o presidente norte-americano.
A postagem de Trump não mencionou a redução das tarifas sobre os automóveis japoneses, que representam mais de um quarto das exportações do Japão para os EUA — e estão sujeitos a uma tarifa de 25%.
No entanto, a emissora pública japonesa NHK informou que os dois países concordaram em estabelecer a taxa sobre automóveis também em 15%.
O anúncio de Trump veio após uma reunião, nesta terça-feira, com o principal negociador tarifário do Japão, Ryosei Akazawa, na Casa Branca, relatou o jornal japonês Asahi.
A publicação também informou que Akazawa se encontrou com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e com o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos investidores. Os contratos futuros do índice Nikkei, principal indicador da bolsa de valores de Tóquio, registraram alta de quase 2% no início das negociações.
As cartas e os acordos de Trump
Esse é o terceiro acordo anunciado por Trump desde que ele começou a enviar cartas a líderes de países com os quais os EUA têm relações comerciais. O primeiro acordo foi com a Indonésia.
As cartas estipulam tarifas entre 25% e 50% sobre produtos importados de cada país, com aplicação prevista para 1º de agosto, caso não seja firmado um acordo com os EUA.
Até o momento, foram enviadas 25 notificações, sendo o Brasil o país com a maior tarifa. As mais recentes foram encaminhadas no sábado (12) ao México e à União Europeia (UE), ambos com taxas de 30%. (veja a lista abaixo)
Em evento na Casa Branca, Trump afirmou nesta terça-feira à noite que anunciará um acordo comercial com a UE nesta quarta-feira (23) e que outros acordos serão feitos em breve.
Desde o anúncio do tarifaço por Trump, em abril, Washington firmou acordos apenas com o Reino Unido e o Vietnã, além de ter concordado com a China em reduzir temporariamente as tarifas “recíprocas”. Esses países, portanto, não foram notificados.
Veja a lista completa de países que receberam as cartas de Trump:
Brasil: 50%
Laos: 40%
Myanmar: 40%
Camboja: 36%
Tailândia: 36%
Bangladesh: 35%
Canadá: 35%
Sérvia: 35%
Indonésia: 32%
África do Sul: 30%
Argélia: 30%
Bósnia e Herzegovina: 30%
Iraque: 30%
Líbia: 30%
México: 30%
Sri Lanka: 30%
União Europeia: 30%
Brunei: 25%
Cazaquistão: 25%
Coreia do Sul: 25%
Japão: 25%
Malásia: 25%
Moldávia: 25%
Tunísia: 25%
Filipinas: 20%
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário