Conecte-se conosco

Mundo

Noboa decreta repatriação de estrangeiros que cumprem penas no Equador

Publicação do decreto ocorre três semanas depois que país entrou em estado de emergência por um conflito armado interno; presidente disse que pretende deportar cerca de 1.500 prisioneiros.

noboa-decreta-repatriacao-de-e

O presidente do Equador, Daniel Noboa, emitiu um decreto nesta segunda-feira (29) ordenando que os estrangeiros que cumprem penas em prisões equatorianas sejam repatriados para seus países de origem para aí cumprirem suas penas.

Noboa destaca que o decreto deve começar a ser implementado imediatamente, conforme as leis nacionais e internacionais e com respeito aos direitos humanos.

O documento indica que o Sistema Nacional de Atenção Integral a Adultos Privados de Liberdade e Adolescentes Infratores (SNAI) deverá participar da execução dos procedimentos correspondentes, bem como os ministérios das Relações Exteriores, da Mulher e dos Direitos Humanos, do Interior, e o Ministério do Governo.

Estabelece também que cada procedimento será individual, “sendo vedada qualquer repatriação de grupos”.

A publicação deste decreto ocorre três semanas depois de Noboa ter declarado o estado de emergência e a existência de um conflito armado interno no Equador devido à violência gerada por vários grupos criminosos.

Nos dias seguintes a estas declarações, o presidente disse que o Equador poderia deportar cerca de 1.500 prisioneiros – a maioria deles da Colômbia e da Venezuela –, argumentando que esta medida ajudaria a reduzir a violência nas prisões e no país em geral.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − seis =