Conecte-se conosco

Mundo

Nobel de Medicina 2023 vai para pesquisadores que contribuíram para a criação de vacinas contra Covid

Pesquisas dos cientistas sobre modificações na base de nucleosídeos permitiram o desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro contra a covid-19.

Katalin Karikó e Drew Weissman venceram o prêmio Nobel de medicina. (Foto: AP Foto/Eugene Hoshiko)

O Prêmio Nobel Medicina foi concedido nesta segunda (2) a Katalin Karikó e Drew Weissman por seus estudos que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes contra a covid-19.

O prêmio, um dos mais prestigiados do mundo científico, foi selecionado pela Assembleia Nobel da Universidade Médica do Instituto Karolinska, na Suécia, e também vem com 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1 milhão).

As pesquisas dos cientistas sobre modificações na base de nucleosídeos permitiram o desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro contra a covid-19.

“O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 foi atribuído a Katalin Karikó e Drew Weissman pelas suas descobertas sobre modificações de bases de nucleosídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra a COVID-19”, afirmou o órgão.

Outros vencedores anteriores incluem Alexander Fleming, que dividiu o prêmio de 1945 pela descoberta da penicilina, e Karl Landsteiner em 1930 pela descoberta dos grupos sanguíneos humanos.

O Nobel de Medicina do ano passado foi para o sueco Svante Paabo pela sequenciação do genoma do Neandertal, um parente extinto dos humanos atuais, e pela descoberta de um parente humano até então desconhecido, os denisovanos.

Outros cinco nomes a serem premiados serão revelados nos próximos dias.

Na terça-feira, conheceremos o laureado com o Nobel de Física, seguido pelo prêmio de Química na quarta-feira e o Nobel de Literatura na quinta-feira. Na sexta-feira, será a vez do Nobel da Paz. O evento se encerra na próxima segunda-feira quando o Nobel divulgará o prêmio de Economia.

O rei da Suécia entregará os prêmios numa cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel, seguida de um luxuoso banquete na prefeitura.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =