Conecte-se conosco

Mundo

Gisele Bündchen faz desabafo sobre queimadas na Amazônia: ‘Levará anos para se reconstruir’

O governo precisa desenhar uma política mais severa de combate ao desmatamento criminoso e também de preservação das nossas florestas, disse a modelo.

Gisele Bündchen, de 43 anos, usou as redes sociais, nesta terça-feira, para desabafar sobre o desmatamento e as queimadas, que continuam atingindo a Amazônia. A modelo, que também é ativista ambiental, publicou um longo texto através dos stories do Instagram, no intuito de conscientizar os seguidores sobre a importância de respeitar a natureza.

“Parece que o ser humano não aprende mesmo. Coloca a ganância acima de tudo e, no final, todos nós sofremos as consequências”, iniciou a supermodelo.

“Desmatadores aproveitam o período mais seco para colocar fogo na Amazônia. Até quando? Quando teremos um maior monitoramento e a Amazônia será olhada com o cuidado que merece? Quando vamos entender que a floresta tem um papel essencial, não só pela sua diversidade, mas no regime de chuvas e o equilíbrio do clima na Terra e, consequentemente, na vida de todos nós?”, ponderou.

“As queimadas crescentes vêm destruindo, em dias, o que a natureza leva anos, séculos para construir. A cada ano que a floresta queima, ela se torna mais seca e isso tem efeito grande na degradação florestal, tornando-a mais vulnerável a incêndios de grandes proporções, mesmo nas áreas de florestas mais preservadas”, explicou a loira, que aproveitou para cobrar medidas governamentais.

“O governo precisa desenhar uma política mais severa de combate ao desmatamento criminoso e também de preservação das nossas florestas. E nós, enquanto cidadãos, precisamos cobrar uma postura mais ativa das autoridades”, finalizou Gisele, que ainda acrescentou a hashtag “SOS Amazônia” e publicou novamente o texto, desta vez em inglês.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INEP), a Amazônia registrou 25.414 focos de queimadas até o final do mês de setembro deste ano. O alto número de queimadas é responsável por piorar a qualidade do ar, aumentando o índice de doenças respiratórias, e provocam, igualmente, a perda da biodiversidade, além de muitas alterações climáticas.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 9 =