Conecte-se conosco

Manaus

Prefeitura de Manaus anuncia monitoramento do trânsito com tecnologia e inteligência artificial

A ferramenta permite o monitoramento em tempo real das ocorrências registradas por motoristas, como acidentes, veículos parados, congestionamentos, semáforos inoperantes e obstáculos nas vias.

prefeitura-de-manaus-anuncia-m

A Prefeitura de Manaus informou que o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) iniciou, nesta terça-feira (14/10), uma nova etapa de monitoramento do trânsito, com a implantação da ferramenta Go Data Intelligence, que utiliza dados do aplicativo Waze e tecnologia de inteligência artificial (IA), em tempo real, das vias da cidade.

A fase de treinamento dos agentes de trânsito para o funcionamento e as aplicações práticas do sistema, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), está sendo conduzida por um especialista da equipe técnica da empresa.

A implantação e a capacitação dos servidores estão sendo coordenadas pelo setor de engenharia do IMMU, que passa a contar com uma nova ferramenta que permite identificar e responder com mais rapidez a ocorrências viárias, como acidentes, congestionamentos, veículos parados e falhas em semáforos.

“A partir do momento em que o sistema identifica um alerta, a equipe do IMMU pode deslocar uma unidade operacional para verificar e solucionar o problema, contribuindo diretamente para a fluidez do trânsito na cidade”, explicou assessora técnica e assistente do setor de Engenharia do IMMU, Minuza Lira.

O IMMU passará a contar com o apoio logístico do Go Data Intelligence, sistema desenvolvido pela empresa 4Smart Cloud com tecnologia do Google Cloud, iniciativa global que compartilha informações de trânsito com órgãos públicos.

A ferramenta permite o monitoramento em tempo real das ocorrências registradas por motoristas, como acidentes, veículos parados, congestionamentos, semáforos inoperantes e obstáculos nas vias.

Com essas informações, o IMMU poderá planejar intervenções imediatas, direcionar equipes operacionais com mais precisão e tomar decisões estratégicas baseadas em dados, o que aumenta a possibilidade da eficiência do trabalho de campo e a melhora da segurança e a fluidez no trânsito da cidade.

Atualmente, 15 agentes operacionais já estão escalados para o monitoramento contínuo, distribuídos em quatro turnos de trabalho, acompanhando o trânsito em toda a cidade com suporte direto do novo sistema.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =