Manaus
Campanha da Fraternidade para 2025 é aberta em Manaus com caminhada e missa
O tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’ foi lançado em Manaus com caminhada até o Parque Rio Negro , missa e apelo ecológico.

Católicos se reúnem em Manaus para a abertura da Campanha da Fraternidade 2025. (foto: Reprodução/ Rede Amazônica)
A Campanha da Fraternidade (CF) 2025 teve início nesta quarta-feira (5). Em Manaus, a cerimônia de abertura foi marcada por uma peregrinação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja da Matriz, no Centro da capital, até o Parque Rio Negro, no bairro de São Raimundo, Zona Sul da cidade.
Com o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, o objetivo da campanha, segundo o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, é alertar para os desafios enfrentados principalmente pela Amazônia.
“A questão da ecologia integral não é um tema, é uma realidade importante a ser abordada. Eu quero lembrar, por exemplo, a questão do garimpo na Amazônia. Nós estamos infestando nossos rios com mercúrio, estamos deixando os peixes sem poder se alimentar, as águas estão cada vez mais poluídas, a questão do saneamento básico é uma questão seríssima, o desmatamento continua muito grande e isso tudo vai afetando”, disse o cardeal.
A concentração de católicos para a abertura da campanha começou às 7h. Durante a caminhada até o Parque Rio Negro, foram destacados temas relacionados à ecologia, como o cuidado com a água, o meio ambiente e os povos originários, que são os guardiões da floresta. No parque, houve uma celebração, presidida pelo Cardeal Steiner.
Segundo o membro da coordenação da Campanha da Fraternidade em Manaus, Francisco Meirelles, ao longo dos próximos quarenta dias, as paróquias de Manaus trarão orientações para hábitos mais conscientes.
“Nós só temos esse planeta e a prática nossa, a orientação que estamos dando, é que comece na sua casa, no ambiente familiar, a separação de resíduos”, afirmou.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário