Conecte-se conosco

Economia

Preços de carnes, frango e suínos já recuam no atacado com embargo da China às exportações brasileiras

O embargo ocorreu após o governo brasileiro notificar dois casos atípicos do mal da vaca louca

A expectativa do consumidor brasileiro é que o preço caia

O embargo chinês às importações de carne brasileira, que já dura 45 dias, reduziu o preço do boi vivo e o alívio poderá chegar ao consumidor final, preveem analistas. O preço da arroba do boi gordo atingiu R$ 264,30 nesta terça-feira, menor patamar do ano, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada(Cepea), da Esalq/USP.

A queda já aparece nos índices de inflação no atacado. O Índice Geral de Preços da Fundação Getulio Vargas (IGP) mostra queda de 4,11% no preço no boi vivo na primeira prévia de outubro, com dados coletados até último dia 10.

O recuo na carne bovina influencia outras proteínas no atacado. Segundo dados do Cepea/USP, o quilo do frango congelado caiu 3% em 30 dias em São Paulo. A retração da carne suína foi de 3,6% na última semana.

Analistas afirmam que essas quedas devem chegar ao consumidor final se o embargo se mantiver por mais tempo. A previsão inicial do governo brasileiro e dos produtores de carne era de uma suspensão das exportações por 15 dias, mas a China está demorando a rever sua decisão.

Leia a matéria completa no Extra.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 20 =