Conecte-se conosco

Economia

Pesquisa do Google mostra que intenção de compra na Black Friday cresce na maioria das categorias

Buscas pela data estão 24% maiores do que no ano passado.

Após momentos difíceis vividos pela pandemia da Covid, o consumidor brasileiro virá com tudo para a Black Friday de 2023. Uma nova pesquisa encomendada pelo Google revela que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas. De acordo com o estudo – que ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados das classes A, B e C de todo o Brasil em julho de 2023 –, duas em cada três pessoas no país pretendem comprar algo nessa que é uma das datas mais importantes do comércio.

A pesquisa analisou 20 categorias e 16 tiveram crescimento na intenção de compra. A categoria que mais se destacou foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais maior do que no ano passado. Eletrodomésticos (+10 pp), eletroportáteis (+ 9pp), equipamentos de áudio & vídeo (+9pp); roupas & acessórios (+7 p.p.); roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.) são outras categorias que estão atraindo maior desejo do consumidor brasileiro.

Um em cada quatro brasileiros revela que o preço baixo é o fator mais determinante para decidir a sua compra na Black Friday. Mas os brasileiros não querem somente poupar durante as compras. A preocupação com a qualidade dos produtos vem ganhando mais destaque e é o segundo quesito mais importante na opinião dos consumidores – em 2022, era o quarto em prioridade. A confiabilidade da loja, site ou aplicativo, o custo de frete e o tempo de entrega também se destacam.

Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, comenta sobre os dados: “A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista”, afirma Gleidys, que completa: “Há grandes possibilidades de diversificação para o varejo nesse ano, já que as categorias que mais crescem no curto prazo não são as mais tradicionais da Black Friday, como a de eletrônicos.”

E os varejistas já podem contar com a ajuda da inteligência artificial, tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas. Para isso, o Google mostrou soluções que estão ajudando os varejistas a superar esse desafio por meio da inteligência artificial. O principal exemplo é o Performance Max, campanha baseada em metas que vem ajudando os clientes a aumentar, em média, 18% nas conversões por meio de campanhas utilizando plataformas do Google.

Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil, falou um pouco sobre a experiência de IA: “Todos esses aprendizados nos permitiram concluir que, para cada consumidor, precisamos ter uma Black Friday. Da combinação da relação com a Black Friday e do comportamento dos consumidores, com as categorias, produtos e momentos, surgem inúmeras possibilidades. É preciso estar preparado para essas jornadas cada vez mais imprevisíveis e a IA é o que permite entender o melhor momento de se conectar com o consumidor”, termina.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezoito =