Conecte-se conosco

Economia

MPAM acompanha execução de serviços de fornecimento de alimentação ao Hospital Dr. João Lúcio

Contratações com empresa privada estariam sendo realizadas de forma direta, por meio de pagamentos indenizatórios, sem licitação prévia e cobertura contratual

mpam-acompanha-execucao-de-ser

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

 

O fornecimento de alimentação ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado (bairro São José 1, zona leste de Manaus) por uma empresa privada é foco do procedimento administrativo nº 09.2025.00000525-6, instaurado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) após possíveis indícios de irregularidades. O órgão, via 79ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público (Prodeppp), procederá com o acompanhamento e o monitoramento da execução do serviço.

Segundo o teor da Cota Ministerial nº 001/2025-79PJ, as contratações com a empresa estariam sendo realizadas de forma direta, por meio de pagamentos indenizatórios, sem licitação prévia e cobertura contratual. Tais ações configuram, em tese, violação dos princípios da legalidade, da eficiência e do planejamento da administração pública.

De acordo com o promotor de Justiça Hilton Serra Viana, autor da medida, o procedimento reconhece a essencialidade do serviço, não havendo qualquer intenção de causar prejuízo à sua continuidade.

“O objetivo é monitorar o cumprimento das obrigações inerentes à fiscalização, incluindo o controle de qualidade, quantidade e conformidade das refeições servidas, bem como recomendar à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM) — caso não sejam adotadas as medidas cabíveis — a imediata abertura de procedimento licitatório para a regular contratação do serviço essencial”, explicou o membro do MPAM.

O promotor destacou, ainda, que a medida visa prevenir a perpetuação de contratações precárias, resguardando os princípios da administração pública.

 

 

Com informações da assessoria


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 6 =