Conecte-se conosco

Economia

IGP-M: inflação do aluguel fecha o ano com índice em alta de 5,45%

Em dezembro, o IGP-M, conhecido como “inflação do aluguel”, ficou em 0,45%, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) fechou 2022 com alta de 5,45%, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (29/12) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em dezembro, a chamada “inflação do aluguel” ficou em 0,45%.

“A última edição do IGP-M de 2022 mostra aceleração dos preços de alimentos importantes ao produtor e ao consumidor”, afirmou o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz.

“No índice ao produtor, os maiores aumentos foram registrados para feijão, bovinos e óleo de soja refinado. Já no âmbito do consumidor, as maiores altas foram registradas para alimentos in natura, com destaque para tomate e cebola”, completou.

Em dezembro do ano passado, o IGP-M havia registrado alta de 0,87% e, no acumulado de 2021, 17,78% – o segundo maior aumento anual desde 2002.

Em novembro deste ano, a inflação do aluguel caiu 0,56%, no quarto mês consecutivo da taxa negativa, série interrompida em dezembro.

O IGP-M

O IGP-M é conhecido como “inflação do aluguel” porque serve de base para reajustes de diversos contratos, como os de locação de imóveis.

Além da análise dos preços ao consumidor, o índice leva em consideração o custo dos produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e insumos da construção civil.

O Índice Geral de Preços (IGP) foi criado no final da década de 1940 para ser uma medida abrangente do movimento de preços que englobasse não apenas diferentes atividades, mas também etapas distintas do processo produtivo.

Assim, o IGP é um indicador mensal do nível de atividade econômica do país, englobando seus principais setores.

O IGP possui três versões: o IGP-10 (com base nos preços apurados dos dias 11 do mês anterior ao dia 10 do mês da coleta), IGP-DI (de 1 a 30) e o mais popular deles, o IGP-M, que apura informações sobre a variação de preços do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de coleta.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =