Conecte-se conosco

Brasil

Ibovespa aciona “circuit breaker” pela segunda vez na semana após OMS anunciar pandemia

Mecanismo foi acionado na tarde desta quarta-feira, quando bolsa despencava 10,11%

Geral 35 Bolsa de Valores B3 Crédito: Rovena Rosa/ABr

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar uma pandemia de Covid-19, a Bolsa brasileira voltou a despencar, nesta quarta-feira (11), o que levou a uma interrupção das negociações por meia hora – o segundo “circuit breaker” da semana. O mecanismo foi acionado por volta das 14h14 (horário de Manaus), quando o índice marcou 10,11%, aos 82.887 pontos, menor patamar desde outubro de 2018. O dólar comercial subia 1,65%, vendido a R$ 4,72.

O “circuit breaker” é acionado em momentos de forte queda de preço dos papeis negociados na bolsa. O acionamento é feito em três estágios: quando o Ibovespa desvaloriza 10% em relação ao valor de fechamento do Ibovespa do dia anterior, a negociação é interrompida por 30 minutos; após reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 15% em relação ao valor de fechamento do dia anterior, a negociação é novamente interrompida por uma hora; e com as negociações reabertas, se o Ibovespa cair 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a B3 pode determinar a suspensão da negociação por um período a ser definido.

Na segunda-feira, os negócios foram interrompidos logo na abertura do pregão, devido à crise do petróleo, combinada com o temor dos impactos do novo coronavírus. Ao final do pregão, a bolsa caiu 12%. Na terça-feira, o Ibovespa subiu 7%, reagindo a baixa recorde da véspera.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − cinco =