Conecte-se conosco

Economia

Confiança do empresário do setor eletroeletrônico recua em outubro, interrompendo quatro meses de crescimentos consecutivos

O ICEI do setor permanece acima da linha divisória dos 50 pontos nos últimos quatro meses.

A queda nas vendas tem a ver com a disparada da inflação, segundo a Eletros. Foto:Marcelo Casal/AgB)

No mês de outubro de 2023, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) agregados pela Associação Brasileira da Indústria eletroeletrônica (Abinee), recuou 0,3 ponto em relação ao mês imediatamente anterior, passando de 52,1 para 51,8 pontos. A queda interrompeu o movimento de quatro crescimentos consecutivos.

O ICEI do setor permanece acima da linha divisória dos 50 pontos nos últimos quatro meses. O índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.

O ICEI do setor também ficou abaixo do verificado em outubro do ano passado, que estava em 58,2 pontos.

O empresário do setor continua com muitas incertezas em relação ao cenário nacional e internacional, fatores que vêm limitando os investimentos e paralisando os negócios.

Desde o final do ano passado, o ICEI do setor vem oscilando próximo da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que o empresário do setor permanece muito cauteloso.

A queda do ICEI do setor verificada em outubro de 2023 resultou do recuo de 0,4 ponto no ICEI da área elétrica e da retração de 0,2 ponto na área eletrônica.

O ICEI da área eletrônica passou de 50,1 para 49,9, rompendo a linha divisória de 50 pontos, indicando falta de confiança.

Na área elétrica, apesar do recuo deste último mês, o ICEI atingiu 53,6 pontos, permanecendo entre os cinco segmentos industriais mais confiantes do total de 29 analisados pela CNI.

Destaca-se que, no mês de outubro, a confiança caiu em 18 dos 29 setores da indústria.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria Geral, no mês de outubro de 2023, apontou queda mais significativa do que a registrada pelo empresário do setor, com retração de 1,4 ponto, recuando de 51,9 para 50,5 pontos.
Destaca-se que essa foi a segunda queda seguida.

Dessa forma, o ICEI da indústria geral está mais próximo da linha divisória de 50 pontos, demostrando cautela do empresário industrial.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 8 =