Conecte-se conosco

Brasil

Pulitzer lança bolsa Dom Philips para financiar reportagens sobre o futuro da Amazônia

A bolsa que leva seu nome vai financiar projetos de jornalismo que investiguem o futuro da Amazônia

Floresta absorve grandes quantidades de gases de efeito estufa que aquecem o planeta. (Foto:Reprodução)

Seis meses depois do assassinato do correspondente internacional Dom Philips na Amazônia, junto com o indigenista Bruno Pereira, o Pulitzer Center Rainforest Journalism Fund abriu inscrições para uma bolsa de reportagem em homenagem ao jornalista.

“Como Salvar a Amazônia” era o título do livro que Dom Phillips escrevia quando foi assassinado em 5 de junho, durante uma viagem ao Vale do Javari.

A bolsa que leva seu nome vai financiar projetos de jornalismo que investiguem o futuro da Amazônia e formas de evitar seu colapso, explorando as ideias mais realistas e promissoras, os atores mais relevantes para as soluções e o alinhamento das ações às necessidades das comunidades amazônicas.

Podem concorrer ao subsídio jornalistas empregados ou freelances, empresas jornalísticas e organizações de mídias independentes locais, nacionais e internacionais. As inscrições estão abertas até 18 de janeiro.

O edital destaca que as propostas devem ser originais, bem planejadas e ambiciosas, especialmente em termos de divulgação, atingindo grandes audiências.

Os projetos apresentados devem necessariamente ter um plano de distribuição em mídia impressa, digital, áudio, vídeo, rádio ou televisão com ampla circulação e influência nacional ou internacional.

As propostas devem ser apresentadas em inglês, português ou espanhol. As reportagens podem ser feitas e veiculadas em qualquer idioma.

O Comitê do Amazon RJF e o Pulitzer Center selecionarão projetos que atendam aos critérios de conteúdo e distribuição, e darão prioridade a trabalhos colaborativos que garantam impacto local, nacional ou internacional.

Os interessados devem apresentar uma descrição detalhada do projeto (incluindo locais de apuração, fontes a serem entrevistadas e formato do produto final), o plano de distribuição, um plano de segurança dos envolvidos e o orçamento estimado, bem como currículo, trabalhos anteriores e referências profissionais do líder.

O trabalho financiado com a bolsa deve ser publicado ou veiculado até 30 de junho de 2023. A primeira parte do subsídio será paga quando a proposta for aprovada, e o restante quando a reportagem for publicada.

Mais informações e o formulário de inscrições estão neste link.

As informações são do Media Talks.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − doze =