Conecte-se conosco

Brasil

Presidente do Supremo diz que falas de Bolsonaro atingem STF e cancela reunião entre Poderes

Bolsonaro culpou a “imprensa brasileira” pela reação do presidente do STF e disse que Fux, “lamentavelmente”, se baseava em informações mentirosas da mídia para sua nota.

Em resposta aos frequentes ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a ministros do STF(Supremo Tribunal Federal), o presidente do Supremo, Luiz Fux, anunciou hoje o cancelamento de uma reunião entre os chefes dos três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, combinada em meados de julho.

“Sua Excelência [Bolsonaro] mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário, bem como insiste colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro. Diante dessas circunstâncias, o STF informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre chefes de Poderes, entre eles o presidente da República”, disse Fux, na tarde de hoje.

A decisão vem horas depois de Bolsonaro subir o tom contra Alexandre de Moraes, do STF, e dizer que “a hora dele vai chegar” — uma resposta à decisão do ministro de acolher uma notícia-crime do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e determinar a inclusão do presidente no inquérito das fake news, que investiga o financiamento e a disseminação de notícias falsas. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, também tem sido alvo dos ataques.

A reunião havia sido anunciada pelo próprio ministro em 12 de julho. Na ocasião, Fux disse que o encontro entre os representantes dos três Poderes serviria para estabelecer diretrizes que garantam os princípios e a estabilidade da democracia.

“Convidei o presidente da República para uma conversa diante dos últimos acontecimentos, onde nós debatemos o quão é importante para a democracia brasileira o respeito às instituições, os limites impostos pela Constituição Federal”, explicou o presidente do STF a jornalistas.

Marcada para meados de julho, a reunião entre os poderes havia sido cancelada após Bolsonaro ser diagnosticado com uma obstrução intestinal e internado em São Paulo para tratar do problema.

Bolsonaro

Em sua live desta quinta-feira, 5 (sim, mais uma), Bolsonaro voltou a defender o voto impresso, atacar Luís Roberto Barroso.

O presidente começou a transmissão sem mencionar o duro discurso de Luiz Fux cancelando a reunião prevista entre os chefes dos Poderes e dizendo que, “quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro”.

Mas, minutos depois, culpou a “imprensa brasileira” pela reação do presidente do STF aos seus ataques a Barroso e a Alexandre de Moraes e disse que Fux, “lamentavelmente”, se baseava em informações mentirosas da mídia para sua nota.

Bolsonaro afirmou ainda que, da parte dele, “não há briga” com o Judiciário — “tem verdade, e a verdade dói”. Também se disse disposto a conversar com o presidente do Supremo, desde que ele não “saia falando” para a imprensa o que foi conversado.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − um =