Conecte-se conosco

Brasil

PF investiga submarino no Pará; embarcação idêntica teria navegado no rio Amazonas em 2019

Há suspeita de que a embarcação seria usada para tráfico internacional de drogas; perícia será feita.

pf-investiga-submarino-no-para

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para apurar um submarino encontrado por pescadores no município de São Caetano de Odivelas, no Pará, na tarde desta quinta-feira (22). Uma embarcação do mesmo modelo teria navegado no rio Amazonas, em 2019, transportando drogas para a Europa, conforme denúncia do jornal Espanhol El País, e publicada no site 18 Horas, à época.

A embarcação encontrada no Pará estava encostada em árvores e vai passar por perícia. Há suspeita de uso para o tráfico de drogas, mas a investigação deve atestar se de fato essa hipótese procede.

Os pescadores chamaram a polícia, que fez uma análise inicial do submarino. Nenhum entorpecente foi encontrado, mas a embarcação foi apreendida para apuração.

A perícia deve analisar se a embarcação foi fabricado na região paraense ou se foi levado de outro local para a área. E também se há resquícios de uso de droga dentro e para qual fim era usado. O peso, tamanho e capacidade também devem ser analisados na perícia.

El País

Reportagem publicada no jornal espanhol El País em dezembro de 2019, denunciou que um submarino com três toneladas de drogas saiu de Letícia, na fronteira do Amazonas com a Colômbia, viajou pelo Rio Amazonas e pelo Atlântico até chegar na costa ibérica, onde abortou a missão. Foram 26 dias no submarino com cocaína que atravessou o Brasil, diz a reportagem publicada neste dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

pf-investiga-submarino-no-para