Brasil
Oposição diz ter alcançado 257 assinaturas para urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia
Ideia é apresentar o requerimento ao presidente da Câmara, Hugo Motta, a quem caberá a decisão de pautar ou não a urgência.

Sóstenes Cavalcante, líder do PL (Foto:Reprodução).
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), informou na noite desta quinta-feira (10) que obteve as 257 assinaturas de deputados federais necessárias para apresentar um requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) da Anistia. O requerimento de urgência do PL da anistia poderia ser pautado no plenário e, se aprovado, o texto pode ser votado sem passar por comissões, o que aceleraria sua tramitação.
Em um vídeo, ele diz que “às 22h22 com a assinatura do deputado Paulo Azi, do União Brasil da Bahia, nós chegamos as 257 assinaturas para o requerimento de urgência da anistia”.
Ele agradece ainda aos líderes e aos presidentes do partidos que segundo ele ajudaram na coleta das assinaturas.
“É uma vitória das pessoas que estão injustiçadas”, afirmou.
Com as assinaturas, a ideia é apresentar o requerimento ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a quem caberá a decisão de pautar ou não a urgência.
Se ele decidir pautar e o requerimento for aprovado, o PL da anistia terá sua tramitação abreviada e entrará na lista de prioridades da Câmara.
A obtenção das 257 assinaturas, porém, ocorre em meio a uma tentativa do próprio Hugo de costurar um acordo que envolva também o Executivo e o Judiciário para que as penas aos condenados pelo 8 de janeiro sejam mais brandas.
Nesta quinta-feira, a própria ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, admitiu essa possibilidade, desde que não alcance os apontados como líderes da trama golpista, como Jair Bolsonaro.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário