Brasil
Não Me Perturbe: Mais de 13 milhões de números já estão na plataforma no 1º semestre de 2025
Agora todas as empresas que prestam serviço de telecomunicações, independentemente do tamanho, terão 60 dias para aderirem à Não Me Perturbe.

A plataforma Não Me Perturbe ultrapassou a marca de 13 milhões de números cadastrados no primeiro semestre de 2025. O serviço foi lançado em julho de 2019 para permitir que consumidores bloqueiem chamadas de telemarketing feitas por operadoras de telecomunicações e por empresas que oferecem crédito consignado. Com a determinação de que todas as operadoras passem a aderir, a expectativa é de que o número de registros continue crescendo ao longo do ano.
A plataforma foi criada pelas empresas signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) e atualmente é integrada pelas associadas da Conexis Brasil Digital (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo), além da Sky e Nio, e pelas instituições de oferta de crédito consignado.
Essa semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que a adesão à Não Me Perturbe será obrigatória para todas as prestadoras de telecomunicações. Agora todas as empresas que prestam serviço de telecomunicações, independentemente do tamanho, terão 60 dias para aderirem à Não Me Perturbe e passarem a respeitar a lista de números que não desejam receber chamadas de telemarketing.
— A entrada de mais empresas na plataforma vai tornar a Não Me Perturbe ainda mais eficiente. A iniciativa criada dentro da autorregulação das operadoras tem como objetivo melhorar a relação com os consumidores, que é o foco principal das nossas empresas”, afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Como a plataforma funciona?
O usuário que quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente no site, pelo aplicativo da Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país.
O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
A plataforma só funciona para ligações das empresas que aderiram à Não Me Perturbe, ou seja, empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
A plataforma não bloqueia, por exemplo, ligações de telemarketing de planos de saúde ou outros serviços.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário